Fotografias por Sofia Teixeira
Como fazer cultura para todos, hoje? É a pergunta que se impõe neste primeiro evento do projecto Gerador – 1ª Comunhão Gerador. Com imensas iniciativas a decorrerem ao mesmo tempo, o evento começou pelas 14h e a hora prevista para terminar era pelas 23h. Dada a agenda que já tinha para esse dia, ainda antes de saber do evento, só pude estar presente entre as 16h e as 18h15, mas deu para reter a essência da iniciativa e ainda para assistir a uma das três conversas em que os protagonistas eram desafiados a responderem à pergunta que se impunha.
Gostei muito do que vi, acima de tudo penso que colocou todos os seus visitantes a pensar, e é de louvar que hajam iniciativas em que se tenta trazer e evidenciar o que é o nosso maior património – a Cultura Portuguesa – fosse através dos petiscos gastronómicos, das telas a serem pintadas ao vivo, da pequena peça de teatro, ao merchandising a evocar características tradicionais do nosso Portugal. O ambiente estava muito bom, leve, bem disposto, com sentido crítico sempre na intenção de “gerar” mais ideias, de olear ainda mais a “máquina” que é este projecto Gerador.
Em relação à pergunta, quero falar sobre a mesma e espero fazer, brevemente, um post sobre a mesma, dando o meu ponto de vista. Não preenchi nenhum daqueles envelopes porque achei que devia reflectir mais, pousar e pensar. Fiquem atentos que a resposta sairá! Entretanto, fiquem com as fotografias que recolhi enquanto lá estive.
E se um gerador eléctrico converte energia mecânica em energia eléctrica, este Gerador converte ideias e pensamentos em acção, chegando até ao público que quer saber mais da nossa cultura e proporcionando boas oportunidades a quem quer fazer mais por ela. A rede de parceiros fala por si e só posso desejar mais iniciativas, que certamente já estarão na calha. Resta-me dar os Parabéns à excelente iniciativa.
Para acompanharem as actividades do Gerador podem fazê-lo através daqui do blogue neste link – http://www.branmorrighan.com/search/label/Gerador -, no facebook do Gerador – https://www.facebook.com/acgerador – ou no site do próprio Gerador – http://aculturaportuguesa.pt/.