[Foto Reportagem] 1ª Comunhão Gerador – A Conversão do Pensamento em Acção

Fotografias por Sofia Teixeira

Como fazer cultura para todos, hoje? É a pergunta que se impõe neste primeiro evento do projecto Gerador – 1ª Comunhão Gerador. Com imensas iniciativas a decorrerem ao mesmo tempo, o evento começou pelas 14h e a hora prevista para terminar era pelas 23h. Dada a agenda que já tinha para esse dia, ainda antes de saber do evento, só pude estar presente entre as 16h e as 18h15, mas deu para reter a essência da iniciativa e ainda para assistir a uma das três conversas em que os protagonistas eram desafiados a responderem à pergunta que se impunha.

Gostei muito do que vi, acima de tudo penso que colocou todos os seus visitantes a pensar, e é de louvar que hajam iniciativas em que se tenta trazer e evidenciar o que é o nosso maior património – a Cultura Portuguesa – fosse através dos petiscos gastronómicos, das telas a serem pintadas ao vivo, da pequena peça de teatro, ao merchandising a evocar características tradicionais do nosso Portugal. O ambiente estava muito bom, leve, bem disposto, com sentido crítico sempre na intenção de “gerar” mais ideias, de olear ainda mais a “máquina” que é este projecto Gerador. 

Em relação à pergunta, quero falar sobre a mesma e espero fazer, brevemente, um post sobre a mesma, dando o meu ponto de vista. Não preenchi nenhum daqueles envelopes porque achei que devia reflectir mais, pousar e pensar. Fiquem atentos que a resposta sairá! Entretanto, fiquem com as fotografias que recolhi enquanto lá estive. 

E se um gerador eléctrico converte energia mecânica em energia eléctrica, este Gerador converte ideias e pensamentos em acção, chegando até ao público que quer saber mais da nossa cultura e proporcionando boas oportunidades a quem quer fazer mais por ela. A rede de parceiros fala por si e só posso desejar mais iniciativas, que certamente já estarão na calha. Resta-me dar os Parabéns à excelente iniciativa. 

Para acompanharem as actividades do Gerador podem fazê-lo através daqui do blogue neste link – http://www.branmorrighan.com/search/label/Gerador -, no facebook do Gerador – https://www.facebook.com/acgerador – ou no site do próprio Gerador – http://aculturaportuguesa.pt/

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide