Enquanto o mundo decide cair lá fora, eu aproveito para escrever este diário de bordo que já anda para ser escrito desde Segunda-feira. É que hoje o dia não começou nada bem… A bateria do telemóvel, inesperadamente, descarregou durante a noite, com ele lá se foi o despertador, e quando acordei por volta das 9h ia-me dando uma coisinha má, pois era suposto já estar acordada há duas horas. Tenho tanto para fazer que, apesar de realmente andar a precisar de dormir mais, não acordei lá muito aliviada por o ter feito. Mas deixemo-nos de queixinhas que não é para isso que aqui estou…
Novidades, novidades, ora venham elas. A primeira é que oficialmente comecei o doutoramento esta semana. Apesar de já ter começado a organizar material de estudo a semana passada, foi nesta Segunda-feira que tratei de regularizar a matrícula. Já comecei a ler algumas coisas, como podem ver ali na imagem, mas ainda tenho de me inscrever em cadeiras, etc. etc. Recomeçar a estudar passados estes dois ou três anos, de forma mais constante, vai ser um desafio. Desde que acabei o meu mestrado, em 2012 (o que faz com que não tenha cadeiras desde o ano lectivo 2010/2011!), que nos projectos em que tenho estado inserida, 75% do tempo foi passado a programar. Agora é altura de ler, escrever muito (em inglês…), e nisso sou um pouco preguiçosa… Mas já ando a tentar contrariar essa preguiça!
Tenho de me inscrever a mais quatro cadeiras, sem ser Tópicos de Investigação que é obrigatória, e ando a namorar algumas como: Agentes Socialmente Inteligentes, Estudos Avançados em Descoberta de Padrões, Tópicos Avançados em Inteligência Artificial, Ensino e Divulgação Científica e ainda tenho de procurar mais algumas como backup. No mestrado, apesar de a minha tese ter sido desenvolver um algoritmo para alinhamento de transcritomas (podem dar uma vista de olhos aqui), a minha “especialização” foi em Sistemas Inteligentes aka Inteligência Artificial.
No meu doutoramento vou andar a trabalhar com redes complexas, e quantidades massivas de dados, tentando observar e/ou construir modelos que expliquem/simulem a relação entre os mais diversos agentes/elementos da rede, que tanto podem ser bactérias como nós numa rede social, ou até uma acção da bolsa. Exemplos práticos: propagação de epidemias, rumores em redes sociais ou tendências da bolsa. Vai ser um estudo que poderá vir a ser transversal à economia, ecologia, sociologia, epidemiologia, física e ainda ciências computacionais. Para terem noção, o que ando a ler agora relaciona Social Theories (teorias sociais) com Social Media, para tentar inferir conclusões em Social Media Data através dessas teorias sociais. Um exemplo: na vida real, tendemos a dar-nos com pessoas que partilham os mesmo interesses que nós; ora, nas redes sociais, apesar de haverem excepções, o nosso círculo mais forte de amigos tende também a partilhar essa propriedade. Entre muitas outras. Para os curiosos, podem ver esse paper aqui. O mesmo se pode aplicar a tipo de comportamento, conteúdo partilhado, etc.
Deixando as coisas académicas repousarem um pouco, ontem, como estive a trabalhar para o blogue e a estudar o dia inteiro, lá decidi ir dar uma bela caminhada aqui pela zona. Como deixei o basquet, confesso que sinto imensa falta daquela adrenalina, de levar o corpo até um certo limite, mas ando tão cansada que fiquei-me mesmo pelo passo mais ou menos acelerado entre subidas e descidas. Vêem a minha cara depois de chegar a casa? God, eu sei, foi só andar e cheguei um bocado cansada. Obviamente tenho de voltar a repetir!
Em relação a mais novidades, Sábado vai ser um dia de emoções fortes! Sempre vos disse que iria dar a conhecer estas coisas boas antecipadamente aqui no Diário de Bordo e, sendo hoje Quarta, acho que já o posso com relativa segurança, sem desvendar completamente tudo. É que… Bem… Vocês sabem que na comemoração dos 5 Anos do Blogue Morrighan, lancei um concurso de contos que se transformou na primeira publicação física da Editorial Divergência. Não só o concurso foi um motivo de orgulho para mim, afinal teve o apoio da FNAC Cultura e tudo, como o facto de agora estar reproduzido, os cinco melhores contos, em formato físico é muito gratificante. Achei, então, que nos 6 Anos Blogue Morrighan devia fazer algo que pudesse proporcionar o mesmo tipo de experiência, só que diferente.
Eu explico: há uns meses a editora Livros de Ontem convidou-me a ser Guest Blogger de uma obra, isto é, a amadrinhar uma obra. Eu escolhia o autor, o manuscrito, etc. etc., e depois, com acordo de todos, seguíamos para a publicação da mesma. Foi então que me lembrei que o aniversário estava mesmo aí há porta e, há coisa de três semanas atrás, mal cheguei de Paredes de Coura, contactei o João Batista, director da Livros de Ontem, a falar-lhe do que queria fazer – uma colectânea de contos de autores conhecidos, mas também de inéditos de novos autores. A colectânea vai andar para a frente, já tenho autores confirmados e o concurso para inéditos será lançado, precisamente, Sábado! 13 de Setembro! Eheheh, parece que o 13 vai andar com força nos próximos meses.
Ilustradores, preparem-se! Também há desafio para vocês! Querem ver a vossa ilustração na capa do livro? Comecem a aquecer os lápis, as tintas, os tablets, o que quiserem, que também haverá concurso para vocês. Tudo para que novos talentos possam ser descobertos numa grande parceria entre o Blogue Morrighan e a Livros de Ontem. Sim, a minha cabeça não pára, mas depois de o Afonso Cruz ter feito a belíssima ilustração que serve agora de imagem do blogue, eu achei que devia continuar com essa tradição e a imagem do sexto aniversário será eleita através desse concurso.
O post já vai longo e por isso fico-me por aqui. Contentes? Pormenores só no Sábado, mas quem quiser ir preparando a originalidade, por favor, fiquem à vontade! Um grande beijinho e até ao próximo Diário de Bordo. Obrigada por continuarem desse lado!
Que excelentes noticias 🙂