Em Setembro pela Porto Editora: “O Grande Jacques Coeur”, de Jean-Cristophe Rufin

O Grande Jacques Coeur

Jean-Cristophe Rufin

Tradução: Isabel St. Aubyn

Págs.: 416

PVP: 16,60 €

História do francês mais poderoso do século XV escrita pelo vencedor do Prémio Goncourt

Jean-Cristophe Rufin, vencedor do Prémio Goncourt 2001, é o autor do notável romance biográfico de uma das grandes figuras do século XV. O Grande Jacques Coeur é publicado no dia 5 de setembro, pela Porto Editora.

Comerciante e banqueiro audacioso, ponte entre Oriente e Ocidente, Jacques Coeur foi o pilar financeiro da unificação da França no reinado de Carlos VII. O núcleo dramático do romance é o seu envolvimento com a amante favorita do rei, Agnès Sorel, o famoso modelo de Jean Fouquet para o quadro «A Virgem e o Menino rodeados de anjos». Esta relação conduzirá à rutura com Carlos VII e à sua prisão e exílio no Vaticano e no Mediterrâneo, na ilha de Cos.

LIVRO

Sob o calor de uma ilha grega, um homem esconde-se para escapar aos perseguidores e recorda a sua vida desenrolando o novelo do seu extraordinário destino. O seu nome é Jacques Coeur.

Filho de um modesto negociante de peles, tornou-se o homem mais rico de França. Financiou Carlos VII ajudando-o a acabar com a Guerra dos Cem Anos. Mudou o olhar sobre o Oriente e viajou através de todo o mundo então conhecido. Com ele, a Europa passou do tempo das Cruzadas ao tempo do comércio. Tal como o seu palácio de Bourges, metade castelo medieval e metade palácio renascentista, ele é uma figura de duas faces: tão familiar dos reis e do papa como das casas modestas.

Ao cume da glória sucederam-se a queda, a miséria e a tortura, antes de encontrar de novo a liberdade e a fortuna.

Entre as paixões da sua vida, a mais perturbadora foi a que o uniu aAgnès Sorel, a beleza suprema da sua época, modelo dos famosos

quadros de Jean Fouquet, primeira favorita real, desaparecida aos vinte e oito anos.

É preciso esquecer tudo o que sabemos sobre a Idade Média e mergulhar na frescura deste livro. Ele possui simultaneamente a força de um romance picaresco, a precisão de uma biografia e o charme melancólico de uma confissão.

PRIMEIRAS PÁGINAS

Disponíveis aqui.

AUTOR

Jean-Christophe Rufin, médico, viajante, escritor, membro da Academia Francesa, é autor de vários romances famosos, entre os quais O abissínio e Pau-brasil, Prémio Goncourt 2001.

IMPRENSA

Rufin define com tal força e vitalidade este gigante da finança que chegamos a ouvir o som da sua voz. E é de novo o amor de uma mulher, a divina Agnès Sorel, favorita (também) do rei Carlos VII, que marcará o seu destino…

Prisioneiro, evadido, Jacques Coeur desembarca nessa ilha de Quios para esperar a morte. E para nos contar a vida. Intensamente político, financeiro e romanesco.

Fabienne Pascaud, Télérama

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide