Companhia das Letras chega a Portugal através do grupo Penguin Random House Portugal

A publicação do romance O Irmão Alemão, o mais recente de Chico Buarque, assinalará a criação em Portugal da chancela Companhia das Letras, numa iniciativa conjunta entre a editora brasileira de mesmo nome e o Penguin Random House Grupo Editorial.

A criação desta chancela traz para Portugal nomes consagrados da literatura brasileira, assim como clássicos contemporâneos e novos valores da literatura do Brasil. Para 2015 estão garantidos, além de Chico Buarque, autores como Fernanda Torres, Raphael Montes e Sérgio Rodrigues, assim como os clássicos Vinicius de Moraes e Carlos Drummond de Andrade. Como contraponto, a Companhia das Letras publicará no Brasil uma selecção de autores portugueses. Já neste ano, será publicado o romance A Biografia involuntária dos amantes, de João Tordo, autor vencedor do Prémio José Saramago. 

Em Portugal, a Companhia das Letras será uma chancela literária dedicada à publicação de autores de língua portuguesa de todas as geografias, com 12 novidades planeadas já para o primeiro ano. Assim, os novos romances de Afonso Cruz e João Tordo e um livro de textos de Ricardo Adolfo, previstos para 2015, sairão também com a chancela Companhia das Letras.

Markus Dohle, CEO da Penguin Random House, afirmou a propósito desta iniciativa: «A Companhia das Letras é desde há muito reconhecida no Brasil e a nível global pelo seu fôlego criativo e qualidade literária, e agora, em parceria com a Penguin Random House, a Companhia Portugal continuará essa tradição de excelência e assegurará uma audiência ainda maior para autores locais e autores de língua portuguesa de todo o mundo, cujas obras, contemporâneas ou clássicas, serão lidas por um público mais vasto, dos dois lados do Atlântico. Felicitamos Luiz Schwarcz e Clara Capitão por este passo adiante para autores e leitores em Portugal e no mundo inteiro.»

John Makinson, chairman da Companhia das Letras, disse: «A criação do selo Companhia das Letras em Portugal é uma extensão natural e desejada da posição preeminente da Companhia no mercado editorial brasileiro. A Companhia não tem par como editora literária no Brasil e dá-nos grande satisfação saber que as suas qualidades e relações literárias e a sua marca de prestígio irão enriquecer a comunidade editorial em Portugal. O lançamento desta iniciativa foi planeado em consulta próxima com as empresas-irmãs da Companhia no âmbito da Penguin Random House: o Penguin Random House Grupo Editorial em Barcelona, e a Objetiva no Rio de Janeiro. Evidencia a força e o potencial da associação entre a Companhia e a família Penguin Random House em todo o mundo.»

«Estou muito feliz! Esta frase tão simples, com todas as exclamações possíveis, é a que mais me atrai para dizer como me sinto. Viajar com nossos logótipos – entre eles uma caravela como a que trouxe os portugueses ao Brasil –, cruzar o Atlântico e reproduzir nossa história, agora com a contribuição e liderança da Clara Capitão, me deixam animado ao extremo. A Companhia agora chega a Portugal, para mostrar um pouco da sua cara, na terra de José Saramago e de tantos escritores que ligaram ainda mais nossos países. E por aqui será um pouco mais portuguesa, com a mesma alegria», afirma Luiz Schwarcz, fundador da Companhia das Letras.

Núria Cabutí Brull, CEO do Penguin Random House Grupo Editorial, afirmou: «Para o Penguin Random House Grupo Editorial é uma honra poder anunciar a chegada do selo Companhia das Letras aos leitores portugueses. Quero agradecer ao meu colega Luiz Schwarcz o seu entusiasmo, apoio e ajuda para que este projecto se tenha convertido hoje em realidade. Cuidaremos deste grande legado com a máxima atenção e os nossos esforços serão dirigidos a dar a maior difusão possível aos autores e às suas obras e a aumentar a nossa base de leitores em Portugal, mercado em que queremos reforçar a nossa presença.»

Clara Capitão, directora do Penguin Random House Grupo Editorial em Portugal, declara: «Desde que trabalho no mundo da edição que a Companhia das Letras é uma referência: pelo critério, pelo arrojo, pelo bom gosto. Sobretudo, pelo excelente catálogo brasileiro e internacional que soube construir, sob a direcção de Luiz Schwarcz. Poder trabalhar com uma chancela de tal prestígio é um sonho e uma responsabilidade. E também uma oportunidade para autores da língua portuguesa de terem uma casa nos dois lados do Atlântico. Inaugurar a Companhia das Letras em Portugal com a obra de Chico Buarque é abrir com chave de ouro.»

Fundada em 1986, em São Paulo, a Companhia das Letras é uma das editoras de maior prestígio do Brasil, contando no seu catálogo com mais de 3 mil títulos que incluem alguns dos maiores nomes da literatura brasileira e internacional. Em 2015, a um ano de cumprir o 30º aniversário, atravessa o Atlântico para emprestar nome e prestígio à nova chancela literária do Penguin Random House Grupo Editorial em Portugal, que integra selos como Alfaguara e Objectiva. Esta parceria acontece oito meses após a entrada em Portugal do Penguin Random House Grupo Editorial, com a aquisição da Editora Objectiva. 

Mais sobre o Irmão Alemão, brevemente. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide