Como todos já sabemos, existem portugueses espalhados pelo mundo todo e os Estados Unidos não são excepção. Parece que, em particular, a cidade de Brooklyn deve ter algo de muito inspirador, sendo que este é o segundo projecto com participação portuguesa que chega até mim. The Leeway, banda de Pedro Barquinha, lançaram, em 2014 o seu primeiro EP de 6 faixas gravado no Bunker Studio em Brooklyn. Este ano, o músico português voltou ao Bunker Studio para gravar e filmar 4 músicas ao vivo com o resto da banda, com o objectivo de estrear uma música por mês nos próximos meses. Quando estrearem todos os vídeos, os The Leeway vão lançar um EP ao vivo com o audio da gravação dessas músicas chamado “The Bunker Sessions”.
Neste projecto, Pedro Barquinha pega em elementos de Folk, como harmonias vocais densas e uma instrumentação de banjo, bandolim, guitarra, baixo e piano, e mistura-os com arranjos complexos e melodias ricas. O som da banda é inspirado por grupos como Simon and Garfunkel, Punch Brothers, Bob Dylan, Fleet Foxes, The Dirty Projectors, Sufjan Stevens, etc.
O EP homónimo leva-nos por uma viagem intimista, entre melodias mais calmas e outras mais alegres, explorando sonoridades e letras que nos fazem recordar tempos de juventude, algumas das nossas fragilidades emocionais, mas também as coisas boas. É um disco que passa por várias estações do ano, mas eu acho que acaba de forma perfeita a adequar-se à Primavera. Se existe algo que gosto na música Folk é da sua capacidade de nos tocar, e quando existem letras harmoniosas, melhor ainda. A diversidade sonora, composta pelos vários instrumentos, conjugada com a voz do Pedro resulta num trabalho que dá gosto ouvir e que fica no ouvido.
É chegado então o momento de divulgar o vídeo da música If Only, segunda do EP que podem ouvir aqui: https://theleeway.bandcamp.com
Oh I sit and sigh
My thoughts and I
We live alone
Said you could come in
But I was wrong
Yes wrong again
If I could use words
Like love in my life
I would say them to you most of all
Worried mind
Oh I’m twined
Just give me some more time
I think you should move on
I’ll step aside
I’m sorry if I gave you the impression
That we could be more
I used to know
A long time ago
What it’s like to be free
Heading home
Now alone
My darling’s gone away
The door is closed
The tears fall down my face
My aching heart aches
With you or without you
There’s nothing you
Can say or do
I know it’s true
I’ve been here before
If only i could see
If only i could swim
If only i could act
If only i could read
I only can say
Morrighan you are the way
You are the song lyrics
You arre the poem writing
You are the godess of life
You are the soul of the heart
You are the inspiration of art
(um miminho deste poeta)