E agora, o que se segue? [Diário de Bordo LII] Desabafos, desabafos

Estou bem, não se preocupem, eu estou bem. Tem sido uma longa viagem nesse sentido, mas aos poucos as coisas endireitam-se. Desde Outubro que a minha vida tem dado tantas voltas que tento nem sequer olhar para trás em demasia para não cair em qualquer espiral parva e desnecessária. Duas mortes num mês, amigo de infância e um dos melhores amigos, é uma dose que nunca imaginei viver, referir que no mês antes andei eu nas urgências, bem, parece que foram há mil vidas, entre tantas outras coisas, fizeram que, quando decidi tirar um dia só para mim, tudo me caísse em cima.

Tenho entrevistas com meses de atraso. Um processo de transcrição consegue demorar entre 2 a 4 horas e só de pensar em reservar tanto tempo para uma única tarefa, também ela desgastante, é o pânico. Tenho tantos discos dos quais quero falar, tantos livros por ler e por vos mostrar… Mas no fim do dia o blogue continua a ser apenas uma actividade pro bono que muito me apraz, mas que não me traz dinheiro nenhum. E é aqui que por vezes a incompreensão de terceiros entra. É que a minha profissão é de engenheira informática, encontro-me a tirar o doutoramento e a dar aulas na faculdade. Se só estas duas actividades são suficientes para deixar qualquer um louco, imaginem juntar o basquetebol e um blogue que, a ser rentável, dava trabalho full time a várias pessoas. Eu compreendo que as pessoas queiram resultados bons e rápidos quando me pedem algo, mas se faço o que faço sem pedir nada em troca, com tanta dedicação, acho que a compreensão é um requisito mínimo para qualquer parceria e colaboração funcionar. 

E eu tenho tido essa compreensão por quem me acompanha há mais tempo, por quem conhece minimamente a minha realidade, mas tenho noção que muitos entrevistados e até, talvez, alguns dos que me pedem entrevistas para os seus artistas não tenham assim tanta noção. Não faz mal, a sério que não, sou super descontraída em relação a essas coisas, mas mais uma vez reforço que não me vou fazer passar por algo que não sou. E se há algo que sei que não sou é super-mulher. Todas estas circunstâncias têm sido de uma carga emocional e uma intensidade muito fortes e não se recuperam num dia, nem dois, nem uma semana nem um mês, por vezes nem numa vida. Mas eu estou confiante que as coisas vão melhorar, mesmo que ao meu próprio ritmo. Quero acreditar de que quem gosta do meu trabalho vai aceitar esperar pela altura certa. Eu só consigo fazer as coisas bem e com entusiasmo quando me sinto em sintonia. Se vou forçar uma disposição, esqueçam, não vai dar certo. 

Vou aproveitar esta onda, mesmo sabendo que poucos vão ler isto, para reforçar a ideia de que, se ao princípio há sempre aquele trabalho de formiga em que temos que mostrar o nosso valor e a nossa qualidade, neste momento eu sinto a necessidade de definir prioridades e ir-me focando por completo nelas. Isto reflecte-se no sentido de preferir trabalhar como deve ser um livro, um autor, um artistas, um disco, do que tentar cobrir divulgações de todos, entrevistas por mail a todos, etc. etc. Até porque sou só uma pessoa e não uma equipa como a maioria pensa. 

Só esta semana cancelei umas três ou quatro entrevistas, uns quantos concertos, porque tive de respeitar que não estava em condições para isso. E porque acho que tenho o direito ao meu espaço. Não tenho abdicado da minha caminhada matinal, daquelas pequenas rotinas que nos fazem sentir confortáveis, e acho que não tenho que me sentir culpada por isso, mesmo que por outro lado sinta uma pressão enorme tanto a nível académico como do blogue. É claro que o nível profissional estará sempre em primeiro lugar, é claro que os meus alunos e o meu doutoramento são prioridades, mas o blogue tem toda esta componente de entrega e de gosto que torna tudo muito  especial.

E, para já, é só isto. Um bla bla bla por puro exorcismo de pensamentos que me andavam a martelar. Prometo que o próximo, pelo menos, será muito mais positivo, pois tenho umas coisas giras a partilhar convosco. Lá vou eu caminhar! (Aquela fotografia inicial faz parte do meu ponto de retorno na caminhada, lindo lindo lindo!) Beijos e até breve! 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bruno Franco
Bruno Franco
9 anos atrás

Olha que eu acho que és uma super-mulher, Sofia! Se muitos se admiram por eu conseguir fazer tanta coisa com tão pouco tempo livre, é porque não te conheceram ainda! Volto a dizer que é impressionante tudo o que consegues fazer, e é uma sorte tremenda conhecer-te.
Relaxa e leva tudo ao teu ritmo. Quem não compreende, há-de lá chegar.
Beijinhos grandes e boa páscoa.
Bruno Franco

Morrighan
Morrighan
9 anos atrás

Obrigada, querido Bruno, mas tu também és daquelas pessoas "polvo", como eu lhe chamo 🙂
E olha que o teu livrinho já está finalmente quase a chegar ali ao topo da pilha. Ando ansiosa por lê-lo, mas por ser tão grande só consigo ler em casa (não posso andar muito carregada por causa do meu ombro).

Grande grande beijinho e tudo de bom, falamos em breve 🙂

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide