Opinião: O Amor é Fodido, de Miguel Esteves Cardoso

O Amor é Fodido

Miguel Esteves Cardoso

Editora: Porto Editora

Sinopse: «As lágrimas das raparigas refrescam-me. Levantam-me o moral. Às vezes lambo-a dos cantos dos olhos. São pequenos coquetéis sem álcool, inteiramente naturais. Dizer: “Não chores” funciona sempre, porque só mencionar o verbo “chorar” emociona-as e liberta-as, dando-lhes carta branca para chorar ainda mais. Só intervenho com piadas e palavras de esperança e de amor quando elas vão longe de mais e começam, por exemplo, a pingar do nariz.»

Opinião: Ora aí está um livro que é fodido de se ler. Perdoem-me a linguagem, ou não, não faz diferença. Tal como não faz diferença se se gosta ou não desta obra. O Amor é Fodido é daqueles livros que dificilmente criam consenso, tal como dificilmente apaziguam quem lê. Até mesmo a escrita é inconstante. Assumido pelo próprio autor que este livro só foi publicado, assim em cru, porque queria publicar algo antes dos 40 anos, mesmo quando se mudou para a Porto Editora decidiu manter como estava, sem alterar nada. E acho bem, afinal também é impossível voltar atrás no tempo e reescrever a nossa vida, não é? Mas isto são tudo perspectivas, claro. 

Já tinha este livro na minha estante desde a Feira do Livro e nem o comecei a ler por achar que o amor é fodido, disso eu tenho a certeza. É lindo e maravilhoso e juntamente com a paixão causa todas aquelas sensações arrebatadoras, mas verdade seja dita que quando corre mal, tudo se torna imprevisível. E este livro é todo ele sobre uma data de obsessões em perseguição de um amor que se sabe ser disfuncional, doentio, baseado em premissas loucas que culmina em desastres e vivências que se tornam em parte presente, em parte passado, numa fusão entre o agora e as recordações.

Gostei mais de umas partes do que de outras. Acho que é um livro muito realista para uma realidade precoce da vida de qualquer pessoa. Ou assim poderia ser caso se partisse do princípio que à medida que a idade avança aprendemos com a experiência. Não gostei muito da maior parte da narrativa do último terço da história. Não me disse absolutamente nada. Ainda assim a primeira metade compensa bem pelo restante. Se me perguntarem se aconselho o livro, nunca vou dizer que não, mas direi sim com restrições, dependendo se conheço bem ou não a pessoa que me fizer essa pergunta. Acho que a interpretação vai ser sempre muito pessoal e haverá sempre quem não goste. Como disse ao início, não é consensual, mas que não se perde nada em ler, não. Talvez até se ganhe, pelo menos um ligeiro abrir olhos. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide