Desafio – O que vemos quando lemos!

“(Deveríamos ver uma adaptação filmográfica de um livro preferido só depois de considerar, muito cuidadosamente, a possibilidade de os intérpretes do filme se tornarem os intérpretes permanentes do livro na nossa mente. Trata-se de um risco muito real.)”

Tirei este excerto de uma das páginas do livro O que Vemos quando Lemos. Tenho lido aos poucos, em paralelo com outro livro, e tem-me parecido que tem todo o potencial para ser um dos livros mais geniais que já li. Revisitando clássicos e fazendo observações muito pertinentes, esta obra de Peter Mendelsund faz-nos pensar em coisas tão simples como a citação que aí coloquei e daí a minha pergunta – concordam? 

Quando vão ver uma adaptação ao cinema, ou começam a saber que já existem actores escolhidos, têm receio de estragar a vossa imagem dos personagens? Conseguem voltar a ela depois desta personificação real? Eheh, acho que é uma discussão gira e por isso estejam à vontade para darem a vossa opinião! Até já e bom fim-de-semana!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rita Carmo
Rita Carmo
8 anos atrás

No meu caso, já tive boas experiências com adaptações cinematográficas de alguns dos meus livros preferidos, como por exemplo "Guia para um final feliz", os atores adequaram-se à visão que tinha das personagens quando li o livro, gostei de tal forma que comprei o filme em dvd para rever sempre que me apetece recordar o enredo. No entanto, já tive a experiência oposta com "O exótico Hotel Marigold", gostei imenso do livro, mas quando vi o filme a desilusão foi bastante, havendo muitas diferenças quer no enredo, quer na escolha de alguns atores que nada se assemelharam com a ideia que fiz mentalmente das personagens. É sempre difícil prever a nossa reação quando passamos do livro ao filme.

macy
macy
8 anos atrás

Confesso que quase sempre fiquei desiludida com as adaptações cinematográficas de livros que já tinha lido. Actualmente opto por não ir ver filmes baseados em livros que li ou pretendo ler. Quando a escolha dos actores não coincide com a minha "leitura" dos protagonistas então é que fico fula 😀 Destroi para sempre a minha "visão" do personagem, fica aquela imagem colada, detesto quando acontece! Por isso desisti, gosto do livro, não vejo o filme. Concordo com excerto! É um risco deveras grande!
Bom fim-de-semana
Boas leituras
Teresa Carvalho

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide