Conversa em torno da amizade entre Bordalo e Ramalho Ortigão no Museu Bordalo Pinheiro

Comemoração do centenário da morte de Ramalho Ortigão


Entrada Gratuita

24 de novembro, 19h00

No ano em que se comemora o centenário da morte de Ramalho Ortigão, o Museu Bordalo Pinheiro celebra a amizade entre Ramalho e Bordalo. De facto os dois colaboraram em diversos projetos, em que muitos dos desenhos de Bordalo eram acompanhados de textos de Ramalho. São exemplos desta colaboração o jornal António Maria e Álbum da Glórias, onde Ramalho assinava muitas vezes como “João Ribaixo”. 

No Álbum das Glórias Bordalo quis mesmo homenagear Ramalho Ortigão representando-o numa das páginas, consagrando-o assim como uma das principais figuras da cultura portuguesa do final do século XIX. Nesse mesmo Álbum das Glórias Ramalho escreveu o texto da figura de Zé Povinho, que apelida como “O soberano”, lamentando que tarde a chegar o dia em que deixe de se chamar Povinho para se passar a chamar Povo. Ramalho Ortigão acompanhou também o trabalho de Bordalo na Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha, colaborando para o seu sucesso.

Para ficarmos a conhecer mais desta amizade, convidámos Maria João Ortigão, professora na Faculdade de Belas Artes / UL e familiar de Ramalho Ortigão e Alice Nogueira Alves, também professora na Faculdade de Belas Artes / UL e autora do livro Ramalho Ortigão e o Culto dos Monumentos Nacionais no Século XIX para uma conversa no Museu, no dia 24 de Novembro (data de aniversário de Ramalho Ortigão) a partir das 19 horas. Nesta ocasião será também apresentada a peça Santo António (com mísula, espaldar e baldaquino), que Bordalo Pinheiro fez em 1901 para Berta Ramalho Ortigão, filha do escritor e que o Museu Bordalo Pinheiro / CML adquiriu recentemente.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2021 Reading Challenge

    2021 Reading Challenge
    Sofia has read 0 books toward her goal of 40 books.
    hide