[Diário de Bordo] Ser portista a 2 de Janeiro de 2016

Sempre fui portista, não sei ser outra coisa. Acho que a partir do momento em que nascemos que não temos bem hipótese de escolha. Principalmente quando se vem de uma família em que TODA, TODA a gente é de um determinado clube. A mim calhou-me o Futebol Clube do Porto e tem sido um percurso cheio de orgulho e garra e vitórias, com mais ou menos polémicas pelo meio. 

Nos últimos anos, ser portista tornou-se mais difícil. E não é pelas derrotas, eu fui desportista a minha vida toda, sei bem qual a diferença entre derrotas em que se deixa tudo em campo, até a alma, e derrotas em que parece que o espírito dos jogadores migrou e que apenas estão ali as cascas, quais máquinas mal oleadas que sem o sopro da vida não passam de marionetas.

O Sporting mereceu ganhar hoje, claro que mereceu. Está a jogar bem para caraças, comeu o Porto em contra-mão n vezes, mas o que me custa nem é o Porto ter perdido. É olhar para a equipa e ver que são apenas 11 jogadores a tentarem jogar juntos e não um conjunto de 11 jogadores em que a gana é tão grande que até podem perder, mas não sem destilarem todo o querer no tempo de jogo.

É isto que me deixa triste. Porque eu sei qual é a diferença entre jogar e Querer ganhar e jogar jogando apenas, como se fosse mais um. Quer se queira quer não, a isso chama-se espírito vencedor, espírito comum e numa única direcção por parte de todos. Algo de muito grave se anda a passar no Porto nos últimos anos, mas nesta última época então nem sei que diga. Parecem fantasmas.

E pronto, é este o meu desabafo. Ser portista neste momento é difícil e quem percebe minimamente de desporto ou já foi desportista vai entender o que estou a dizer. E isso tem muito pouco a ver com a qualidade individual dos jogadores, mas antes com uma mentalidade colectiva que me parece inexistente. Gostava que isto mudasse, mesmo que continuemos a perder, ao menos que fique tudo em campo. Tudo. Já chega de apatia. Mas que percebo eu disto? 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide