Cópia restaurada do filme Os Verdes Anos n’O CINEMA DA VILLA em Cascais
O CINEMA DA VILLA, em Cascais, vai exibir a cópia digital restaurada do filme “Os Verdes Anos”, do realizador Paulo Rocha, que inclui alguns planos que tinham sido retirados pela censura, em 1963, ano em que o filme estreou em Portugal. Esta sessão terá lugar no domingo, 28 de Fevereiro, às 18h00.
Esta nova cópia digital foi criada a partir de uma matriz nova, produzida pelo próprio realizador e por sua iniciativa, que teve a supervisão do realizador Pedro Costa, num restauro analógico feito no laboratório da Cinemateca, em 2006.
Este filme, que conta com a interpretação de Isabel Ruth e Rui Gomes nos principais papéis, acompanha a vida de um rapaz da província, com 19 anos, que vai viver para Lisboa e tentar a sua sorte como sapateiro. No dia em que chega, um acidente fá-lo conhecer Ilda, uma rapariga da mesma idade, empregada doméstica num prédio perto do local de trabalho de Júlio. À medida que o filme se desenrola, vai nascendo um romance de amor entre os dois, mais forte da parte de Júlio, que ciumento, sentindo-se numa atmosfera estranha e hostil, desconfia permanentemente de Ilda, facto que a leva a romper o namoro.
Uma obra que marca o início do Cinema Novo português, ao mostrar a realidade de um país de contrastes, tornando-se uma referência cinematográfica para as novas gerações.
Com produção de António Cunha Telles e música original de Carlos Paredes, o filme recebeu o Prémio Vela de Prata para a Melhor Primeira Obra do Festival Internacional do Filme de Locarno em 1964.
Domingo, 28 de Fevereiro, às 18h00.