Cópia restaurada do filme Os Verdes Anos n’O CINEMA DA VILLA em Cascais

Cópia restaurada do filme Os Verdes Anos n’O CINEMA DA VILLA em Cascais

O CINEMA DA VILLA, em Cascais, vai exibir a cópia digital restaurada do filme “Os Verdes Anos”, do realizador Paulo Rocha, que inclui alguns planos que tinham sido retirados pela censura, em 1963, ano em que o filme estreou em Portugal. Esta sessão terá lugar no domingo, 28 de Fevereiro, às 18h00.

Esta nova cópia digital foi criada a partir de uma matriz nova, produzida pelo próprio realizador e por sua iniciativa, que teve a supervisão do realizador Pedro Costa, num restauro analógico feito no laboratório da Cinemateca, em 2006.

Este filme, que conta com a interpretação de Isabel Ruth e Rui Gomes nos principais papéis, acompanha a vida de um rapaz da província, com 19 anos, que vai viver para Lisboa e tentar a sua sorte como sapateiro. No dia em que chega, um acidente fá-lo conhecer Ilda, uma rapariga da mesma idade, empregada doméstica num prédio perto do local de trabalho de Júlio. À medida que o filme se desenrola, vai nascendo um romance de amor entre os dois, mais forte da parte de Júlio, que ciumento, sentindo-se numa atmosfera estranha e hostil, desconfia permanentemente de Ilda, facto que a leva a romper o namoro.

Uma obra que marca o início do Cinema Novo português, ao mostrar a realidade de um país de contrastes, tornando-se uma referência cinematográfica para as novas gerações.

Com produção de António Cunha Telles e música original de Carlos Paredes, o filme recebeu o Prémio Vela de Prata para a Melhor Primeira Obra do Festival Internacional do Filme de Locarno em 1964.

Domingo, 28 de Fevereiro, às 18h00.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide