[Queres é (a) Letra!] Peixe:Avião – Miragem (novo vídeo)

O novo single dos peixe : avião chama-se “Miragem” e é o segundo avanço para o seu 4º disco, intitulado Peso Morto. De acordo com Vasco Mendes e André Tentúgal, que assinam a realização do vídeo através do coletivo Tarzan, “a rotina e o isolamento presentes no vídeo de Quebra, tem agora continuidade na solidão da personagem, perdida e derrotada, nas paisagens geladas e fabris”. O vídeo foi filmado em Wroclaw (Polónia).

O quarto disco do quinteto, intitulado “Peso Morto”, foi gravado entre Maio e Outubro de 2015 em Braga e nos Estúdios Valentim de Carvalho, com produção da própria banda e Nélson Carvalho, colaborador de longa data. A subversão do formato canção, o recurso a uma instrumentação de caraterísticas cada vez mais singulares e a exploração de uma lírica simultaneamente abstrata e introspetiva, são as pedras basilares de “Peso Morto”, com lançamento agendado para 19 de Fevereiro de 2016.

Em 2013 os peixe : avião editaram o seu terceiro disco, de título homónimo, rompendo abruptamente com uma trajetória pop alicerçada em trabalhos como “Finjo a fazer de conta feito peixe : avião” (2007), “40.02” (2008) e “Madrugada” (2010). Consensual entre a crítica especializada e os seguidores da banda, “peixe : avião” (2013) revelou-se o regresso perfeito da banda bracarense aos discos.

A trajetória de exploração de novas abordagens sonoras foi continuada com a composição de música original para o clássico “Ménilmontant” de Dimitri Kirsanoff, filme de 1929, após encomenda do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, com reposição no Teatro Maria Matos em Lisboa. A experiência revelou-se fundamental para o período de composição que se seguiu, durante o ano de 2015.

“Peso Morto” será transposto para o palco em 3 datas de apresentação iniciais, às quais se seguirá um conjunto mais alargado de concertos. Porto, Lisboa e Braga acolherão os concertos de lançamento do quarto disco do quinteto bracarense que decorrerão, respetivamente, no Rivoli (a 6  de fevereiro, 22:00) uma data já esgotada; Lux Frágil (a 18 de Fevereiro, 23:00) e Theatro Circo (20 de Fevereiro, 21:30). O acesso ao concerto no Lux Frágil será feito mediante compra da edição CD de “Peso Morto” numa loja FNAC ou à porta na noite do concerto.

Ser tão tarde e ter sono, não dá para ver

Todas as imagens áridas de solidão

Tudo é breve e pequeno demais

Nada mais parece ser igual


De uma só vez, vou para um campo, na fuga de ver

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide