Portugueses Filho da Mãe, PAUS e Rui Maia apresentam novos trabalhos ao vivo
MY BABY em estreia absoluta em Portugal
Conferências PRO com presença de Charles Caldas, CEO da Merlin, e Helen Smith, Presidente Executiva da IMPALA
O Westway LAB Festival está de volta a Guimarães, de 06 a 16 de abril, para a sua 3ª edição e foi hoje apresentada a programação completa do festival em conferência de imprensa.
Este que é o primeiro e único evento PRO em Portugal ligado à rede ETEP – European Talent Exchange Program, integra no seu programa Residências Artísticas, Talks, Showcases, Conferências PRO e Concertos. Nomes de referência no panorama nacional e internacional vão passar pelo festival, num formato inovador que visa aproximar profissionais da área e público em torno da criação artística.
:: Residências Artísticas
O desafio é forte e original: formar um projeto musical temporário ou até efémero, combinado entre músicos nacionais e internacionais. Um processo de criação sem rede onde o “choque cultural” é promovido enquanto ponto de partida para uma residência de curta duração que resultará em algo de muito imprevisível e autêntico no palco. Esta é também uma nova forma de encarar a criação contemporânea em tempo real, sem concessões, fórmulas ou predefinições, respondendo em corpo presente ao virtualismo dos dias que correm. Um cruzamento de artistas num território localizado – Centro de Criação de Candoso – com o devido estímulo à construção de utopias sonoras que se configurem nas ideias do amanhã.
:: Conferências PRO
Para a 3ª edição das Conferências PRO, o Westway LAB tem o orgulho de apresentar duas palestras de figuras de relevo na indústria da música independente internacional: Charles Caldas, da MERLIN, e Helen Smith, da IMPALA. As conferências também apresentam uma forte componente programática em torno da gestão musical: uma plataforma de conhecimento para managers de Portugal, Espanha e outros gestores internacionais, promovendo a troca de experiências profissionais, organizadas em parceria com a BIME – Bilbao International Music Experience. Painéis sobre novos festivais de música europeus, direitos musicais, edição de música e o trabalho de supervisão musical em trabalhos audiovisuais, assim como debates sobre diversos tópicos de interesse compõem a ordem de trabalhos das Conferências PRO para a edição deste ano. Programação completa disponível AQUI.
:: Talks
A criação em formato conversa na relação com o território. Eis o que as Talks promovem no âmbito do Westway LAB. Um momento para conhecimento mútuo entre os artistas e o público da cidade num ambiente informal e descontraído, que permite a passagem de informação sobre a experiência de viver Guimarães pelo angulo da criação. Uma semana retratada numa hora de conversa entre artistas, participantes e habitantes locais. A constituição de um corpo de várias partes articuladas de forma orgânica para que o processo de transformação seja total. Não é segredo que todos se entusiasmam com este encontro.
Os Concertos são outro dos eixos centrais do Westway LAB.
Este ano, os portugueses Filho da Mãe, PAUS e Rui Maia apresentam os seus novos trabalhos ao vivo. No caso do Rui Maia, o álbum será apresentado em Guimarães apenas uma semana após o seu lançamento – fotos promocionais dos artistas disponíveis AQUI.
De destacar, também a estreia absoluta do trio holandês MY BABY em Portugal.
Os MY BABY têm a capacidade inata de agarrar uma plateia do princípio ao fim com um som potente e eletrizante, que é a imagem de marca com que carimbam os concertos. Com dois álbuns editados, a banda reúne já um notável conjunto de fiéis seguidores, dispostos a percorrer longas distâncias para os poder ver, ao vivo, com o êxtase a que já os habituaram.