[DESTAQUE] Em Junho, pela Bertrand Editora: A Miúda da Banda, de Kim Gordon (Sonic Youth)

A Miúda da Banda

Kim Gordon

Género: Memórias

Formato: 15 x 23,5 cm

N.º de páginas: 312

Data de lançamento: 3 de junho

PVP: 16.60 euros

ISBN: 9789722530873

O crescimento de uma rapariga que se torna mulher em território desconhecido, na música, na arte, na cumplicidade – e o que acontece quando esta se dissolve.

«Leitura só para aficionados da música e dos Sonic Youth em particular? Nem pense.»

Miguel Cadete | Expresso

LIVRO

Kim Gordon, membro fundador dos Sonic Youth, símbolo feminino de uma geração, conta-nos a sua história – uma memória de vida focada na música, no casamento, na maternidade, na independência e, naturalmente, na sua condição de pioneira entre as mulheres do rock. Uma narrativa marcada pela beleza e pela sensibilidade visceral.

Considerada por muitos reservada, em A Miúda da Banda apresenta-se de forma inédita. Conta-nos a sua história de família, a infância e juventude na Califórnia dos anos 60 e 70, o percurso nas artes visuais, a mudança para Nova Iorque, os homens da sua vida, o casamento, a sua relação com a filha, a música, a banda.

Gordon faz-nos regressar à Nova Iorque perdida, dos anos 80 e 90, de onde brotaram os Sonic Youth e a revolução alternativa na música popular. Um tempo em que a banda ajudou a edificar um novo léxico musical – que abriu caminho aos Nirvana, Hole, Smashing Pumpkins e muitos outros grupos.

Uma crónica emotiva e contemporânea particularmente rica em imagens e sons de um mundo em mudança e de uma vida transformadora, A Miúda da Banda é a história fascinante de um percurso notável e de uma artista extraordinária.

AUTORA

Kim Althea Gordon nasceu em Rochester, EUA, a 28 de abril de 1953. É artista em várias áreas, incluindo a música, pintura e moda, mas a sua fama é atribuível ao papel que desempenhou como guitarrista e vocalista da banda de pós-punk experimental Sonic Youth, que em 1981 formou em conjunto com Thurston Moore e Lee Ranaldo.

É artista, música, produtora, designer de moda, escritora e atriz. Após a separação da banda, Gordon formou o grupo Body/ Head. Tem tido exposições na Gagosian Gallery, em Nova Iorque, expondo, atualmente, na 303 Gallery, também em Nova Iorque. Vivem em Northampton, Massuchesetts, Nova Iorque e Los Angeles.

IMPRENSA

«Sempre admirei a Kim Gordon. É fantástica, inteligente e tem valor. A Miúda da Banda é um livro de memórias fascinante e sincero com emoções à flor da pele.»

Sofia Coppola.

«Kim Gordon escreve como toca. Feroz, verdadeira e com o abandono criativo de uma artista Excecional.»

Amy Poehler.

Do livro

«Ao entrarmos em palco para o nosso último concerto, a noite era toda em torno dos rapazes. Exteriormente, estava toda a gente com o mesmo aspeto dos últimos trinta anos. Por dentro, a história era outra.»

«Retrospetivamente, foi esse o motivo pelo qual me juntei a uma banda, para ter uma hipótese de estar dentro dessa dinâmica masculina e não a assistir de fora.»

«Eram quatro da manhã quando eu e o Thurston saímos do estúdio de Rockfeller Center. Estava a descer um nevão sobre a cidade, enchendo os passeios e as estradas de neve espessa. Era Nova Iorque no seu momento mais silencioso e belo. Tínhamos os nossos amplificadores, grandes e pesados, connosco. (…) Ali estávamos nós, dois habitantes da cidade vindos de fora, imigrantes entre os duros esqueletos dos altos arranha-céus apagados, enquanto a neve caia com força nas ruas. Senti, por um momento, que fazia parte de uma espécie de mundo adulto do espectáculo e, então, o táxi arrancou lentamente, rompendo por entre a neve, em direção a Elridge Street.» 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide