[DESTAQUE] Em Maio, pela Marcador: A Vida no Campo, de Joel Neto

A VIDA NO CAMPO

Joel Neto

Editora: Marcador

Nº de Páginas: 232pp.

Formato: 15,5X23,5cm

PVP: 17,50€

ISBN: 978-989-754-233-6

Um relato pessoal e tocante sobre a vida na ruralidade, as gentes simples e a procura da contemplação. 

LIVRO

A Vida no Campo traz-nos gentes, saberes e sabores ancestrais. Traz-nos a amizade, o amor e a perda também. Traz-nos cães – traz-nos vários cães, como nos traz outros animais. Traz-nos hortas domésticas e flores. Piqueniques, caminhadas a perder de vista e barcos navegando no horizonte. Corpúsculos românticos e dias de frio à lareira. 

Ao fim de duas décadas na grande cidade, o escritor Joel Neto voltou ao pequeno lugar dos Dois Caminhos, freguesia da Terra Chã, ilha Terceira. Rodeado de uma paisagem estonteante, das memórias da infância e de uma panóplia de vizinhos de modos simples e vocação filosófica, descobriu que a vida pode, afinal, ser melhor. Muito melhor.

«Hoje, ando com meia dúzia de euros no bolso, se é que ando com dinheiro. Aproveito o pão de um dia para o outro: não porque me tenha esquecido de comprar pão fresco, mas porque quero fazê-lo. Aponto o frasco de champô à palma da mão e meço uma noz – e, quando me ocorre comprar um casaco novo, ou um telefone, ou uns sapatos, pergunto-me se serão ao menos satisfatórios, ou se os compro apenas por vício. Não é gosto na privação, nem tão-pouco será ainda o dom da avareza: é horror ao desperdício. Podia ter sido a cidade a ensinar-mo. Foi o campo.» – Joel Neto

AUTOR

JOEL NETO é autor de mais de uma dezena de livros, como O Citroën Que Escrevia Novelas Mexicanas e Os Sítios Sem Resposta. Nasceu em Angra do Heroísmo, em 1974, e escreveu para quase todos os grandes jornais portugueses. Ainda hoje escreve crónicas e colunas em vários desses jornais – nomeadamente no Diário de Notícias. Depois do sucesso de Arquipélago, torna a provar que num pequeno lugar no meio do oceano pode, afinal, caber o mundo inteiro.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide