[Diário de Bordo] Leituras do Momento


Olá! Como é que estão? Isto por aqui tem sido o não parar do costume, a não ser o parar de ler… Com a conferência em Aveiro e algumas bandas da Omnichord a tocarem, esta semana não li praticamente nada, mas… as leituras actuais prometem! Estou com dois livros, que vou alternando consoante os humores e são eles: Cinzas de Um Novo Mundo, de Rafael Loureiro, e A Miúda da Banda, de Kim Gordon (dos Sonic Youth). O primeiro é uma distopia passada em Portugal, o segundo o testemunho na primeira pessoa de uma das figuras femininas mais emblemáticas das últimas gerações. Confesso que do pouco que li deste segundo livro, fiquei logo surpreendida com a franqueza e força que a escrita de Kim Gordon transmite. Penso que a minha costela de desde os 15 anos estar praticamente apenas rodeada de rapazes (afinal no secundário eu era a única rapariga numa turma de 33 alunos e no IST entrámos 8 raparigas em 180 alunos) facilmente ganha empatia com a posição de Kim Gordon num mundo que é maioritariamente masculino. Claro que há quem não consiga compreender como muitas vezes existem mulheres que conseguem lidar com inúmeros homens sem lhes querer saltar para cima, mas isso será um problema de quem provavelmente possa ter uma mentalidade mais limitada. Voltando ao livro do Rafael Loureiro, apesar deste ser independente da trilogia Nocturnos que o autor lançou anteriormente, os mundos cruzam-se, falta-me perceber as consequências! 

Durante a próxima semana vou andar numa correria louca para ver se recupero algum tempo perdido no doutoramento, incluindo uma apresentação para um grupo de investigadores da Universidade do Chile, em que é suposto eu falar dos métodos computacionais que apliquei para desenvolver uma nova métrica de avaliação de grafos (spanning edge betweenness), que deu origem aos três papers que publiquei até agora. Isso e dar alternativas de implementações mais rápidas através de cálculos aproximados do logaritmo do determinante de uma matriz através de algoritmos randomizados. Chinês? Yaps, até Quarta-feira tenho de ver se consigo não me espalhar quando chegar a esta parte! Quem me dera ser matemática, ou física, nestas alturas. Na conferência a que fui 90% eram físicos, 7% eram matemáticos e os restantes eram bio coisas. E depois havia eu, engenheira informática. O que me fez lembrar IMENSO The Big Bang Theory em que basicamente os matemáticos e os físicos humilham os engenheiros por não os acharem de perto tão inteligentes como eles. Oh sim, eu começo a perceber porquê. Senti-me bem burrinha ao lado deles! 

E é isto, como o blogue também tem andado meio paradinho vim só cá deixar-vos um grande beijo, muita motivação e que nunca desistam das vossas lutas e de quererem saber mais, fazer mais, saber melhor, fazer melhor. Paciência e persistência! E alguma tolerância à frustração. Ahahah. Beijos! 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide