Em Setembro, pela Quetzal: O Corpos, de Rodrigo Magalhães

Os Corpos

Rodrigo Magalhães

Género: Literatura / romance

Formato: 15 x 23,5 cm

N.º de páginas: 296

Data de lançamento: 8 de Setembro de 2017

PVP: € 18,80

ISBN: 978-989-722-403-4

«A morte é o nosso destino partilhado. Na incapacidade de se dizer algo sobre ela, permanece a possibilidade de circular em seu redor.»

Original e inquietante, Rodrigo Magalhães regressa com Os Corpos

Um dos mais singulares autores da literatura portuguesa explora a ideia de morte como destino partilhado

O primeiro livro de Rodrigo Magalhães (1975), Cinerama Peruana, foi uma pedrada no charco. Tratava-se de uma nova voz na literatura portuguesa, que imediatamente obteve o reconhecimento da crítica. Os Corpos, a sua segunda obra, em breve nas livrarias, baseia-se no misterioso caso do homem de Somerton. Em 1948, na praia de Somerton, na Austrália, deu à costa o corpo de um homem não identificado. Apesar de todos os esforços das autoridades, nenhuma identificação do corpo foi possível. Vestido de fato e gravata, de boa constituição e aparência, o homem tinha apenas, como facto distintivo, um cigarro preso atrás da orelha e, num dos bolsos, um pedaço de papel com as palavras «Tamam Shud», «este é o fim», as últimas palavras de Rubaiyat, do poeta persa Omar Khayyam. Um caso que permanece sem solução até hoje. Tão misterioso que as autoridades australianas decidiram embalsamar o corpo misterioso, algo de inédito naquele país. Rodrigo Magalhães toma o evento como mote, criando uma história que se desdobra e multiplica por tantas perspetivas quantas as personagens, cujas narrativas são interrompidas, afastando-se permanentemente da sua completude.

LIVRO

Em 1948, na praia de Somerton, na Austrália, foi encontrado o corpo de um homem não identificado. De boa constituição e aparência cuidada, o homem vestia fato e gravata e estava bem calçado. Nenhuma etiqueta foi encontrada nas peças de roupa ou sapatos. Tinha um cigarro preso atrás da orelha e, num dos bolsos, um pedaço de papel rasgado de uma edição de Rubaiyat, do poeta persa Omar Khayyam, com as palavras «Tamam Shud», «este é o fim». O mistério do homem de Somerton permanece sem solução até hoje. Partindo de uma história manifestamente inspirada no caso Tamam Shud, Rodrigo Magalhães desdobra-a, multiplicando-a por tantas quantas as perspetivas dos protagonistas, das testemunhas, das figuras secundárias, dos figurantes. Cada um transporta consigo uma história, a sua própria história, e esta intromete-se na história dos outros, interrompendo-a – a vida afasta as histórias da sua completude. A literatura também. Um objeto literário misterioso, inquietante, de uma imensa originalidade, e em que ressoam ecos de Buzatti ou Bolaño. 

AUTOR

Rodrigo Magalhães nasceu em 1975. É livreiro. Vive em Lisboa. 

IMPRENSA

«Com grande maturidade narrativa, e uma riqueza vocabular pouco comum, o autor constrói um universo literário que surpreende pela sua singularidade na recente literatura portuguesa.» José Riço Direitinho, Público sobre Cinema Peruana 

«Neste livro magnético (no sentido em que o leitor experimenta em permanência uma força de atração, densa e obscura), o que mais impressiona é o domínio absoluto do autor sobre os materiais literários.» José Mário Silva, Expresso sobre Cinema Peruana

«Não consta que tenha ganhado nenhum prémio – apenas que é um livreiro a estrear-se na ficção portuguesa, e a devolver-lhe uma esperança que parecia perdida.» Gonçalo Mira, Público sobre Cinema Peruana

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2021 Reading Challenge

    2021 Reading Challenge
    Sofia has read 0 books toward her goal of 40 books.
    hide

    Categorias do Blog

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!