Depois do single de apresentação “Acção-Reacção”, Salvador Menezes mostra-nos agora um lado mais pop com a canção “Jugoslávia”. Gravado e misturado por Luís “Benjamim” Nunes, este segundo single conta mais uma vez com a participação de Tomás Sousa na bateria (You Can’t Win, Charlie Brown e Minta & the Brook Trout). O videoclipe foi produzido pelos “We Are Plastic Too” com direcção de fotografia do João Souza. Numa linguagem e conceito que nos deixa de “pernas para o ar” o TIPO leva-nos numa viagem pela antiga Jugoslávia, do Reino à República Federal.
Sabia que queria manter a linguagem conceptual do primeiro vídeo mas adaptada a esta canção.
Lembrei-me que podia ser interessante se estivesse virado de cabeça para baixo, mas na filmagem esse factor não fosse imediatamente perceptível. A partir daí era jogar com a gravidade “invertida”. Outra ideia conceptual determinante para o vídeo foi o facto de ser gravado num take único – com todos os defeitos e factores desconhecidos que poderiam advir dessa única tentativa.
O resultado foi um vídeo caótico que mostra aquilo que a canção quer transmitir musicalmente e liricamente. Salvador – TIPO
Co-produzido por Salvador Menezes, Luís Nunes e Afonso Cabral, o álbum terá o selo Pataca Discos com o apoio da Vodafone FM e a GDA.
Quem vai sair da Jugoslávia?
No império da selva, não sei quem vai ganhar nesta confusão
Eu vou ser mais culto e começar a ler
Depois da guerra, terra e água
Ver a Jugoslávia
Jugoslávia, não vás cair aos pés dos homens não
Fome em mil e fica tudo igual, do Reino à República Federal
“6 em 1” – melhor que os detergentes – lava a cara, as mão, os dentes
Ver a Jugoslávia