Em Abril, pela Nascente: Shinrin-Yoku, Dr. Qing Li – A arte que vem do João para nos ligar à natureza

Shinrin-Yoku – A arte que vem do João para nos ligar à natureza

Dr. Qing Li 

Com os direitos vendidos para inúmeros países, Shinrin-Yoku – A Arte Japonesa da Terapia da Floresta é um belíssimo guia prático, profusamente ilustrado, sobre a terapia que dá energia e reduz o stress. Este conceito já é usado em Portugal e conta com o apoio do programa de financiamento europeu Portugal 2020.

Em japonês, shinrin significa «floresta» e yoku «banho», pelo que shinrin-yoku se traduz por banhar-se na atmosfera da floresta, absorvendo todos os seus sons, cores, odores e texturas. Trata-se, simplesmente, de estar na natureza, estabelecendo uma ligação imersiva com ela através dos sentidos. Este é há décadas um dos pilares da cultura japonesa, mas agora os seus efeitos transformadores são reconhecidos por todo o mundo.

O trabalho do Dr. Qing Li, um dos maiores especialistas em medicina florestal, prova que estar rodeado de árvores ou plantas (mesmo no conforto de casa) reduz a pressão arterial, diminui o stress, aumenta a energia, favorece o sistema imunológico e leva-o até a perder algum peso excessivo. Este livro, que contém um mapa com as 40 florestas mais maravilhosas do mundo, em que uma delas é portuguesa: Florestas de Sobreiro (Alentejo), desvenda todos os segredos e maravilhas da terapia da floresta, e incentiva-o a experimentá-la.

O conceito já é usado em Portugal, tendo sido reconhecido como Turismo de Natureza pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Todos nós sabemos como é bom o contacto com a natureza. Os sons da floresta, o cheiro das árvores, os raios de sol a espreitar por entre as folhas, o ar fresco e limpo – oferecem-nos uma sensação de conforto. Estes aliviam o nosso stress e as nossas preocupações, ajudam-nos a descontrair e a pensar mais claramente. O contacto com a natureza permite repor o nosso ânimo, devolver a nossa energia e vitalidade, revigorar-nos e rejuvenescer-nos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide