Opinião: Se esta rua falasse, de James Baldwin

Se esta rua falasse

Se esta rua falasse
James Baldwin

Editora: Alfaguara

OPINIÃO: A literatura sempre foi uma arma poderosa. Sempre teve o poder de nos transportar para as suas narrativas, fazendo-nos vestir a pele dos seus protagonistas e viver todas as suas experiências e emoções em primeira mão. No que toca ao género romance, este existe para todos os gostos, mas por norma tenho sempre preferência por dois tipos: o indefinido, em que tanto a estrutura como a história fogem ao parâmetro tradicional, e aqueles elevam a fasquia, mostrando-me realidades que de outra maneira me seriam desconhecidas. O que para mim também é fundamental é que estes dois ramos do romance partilhem uma intensidade que vai para além da história de amor tradicional, arrebatando-nos brutalmente. 

Se esta rua falasse, de James Baldwin, pertence ao segundo ramo de que falei e proporcionou-me uma experiência tão enriquecedora quanto sofrida. Publicado pela primeira vez em 1974, este romance ilustra-nos uma situação peculiar. Um rapaz, Fonny, negro que é falsamente acusado de violação. A narrar-nos a história temos a sua namorada, Tish, também ela negra, que descobre que está grávida enquanto Fonny está na prisão. Entre o presente e o passado, vamos conhecendo melhor a história deste casal, mas acima de tudo vamos tendo uma clara imagem das diferenças de condições e de tratamentos para aqueles que os chamados brancos e para a aqueles que são negros. 

Não que o romance seja um confronto entre ambas as facções. Na minha opinião estamos perante um romance abismal sobre o amor, não deixando de parte a violência e a repressão inerente à situação.O belo de Se esta rua falasse, incide precisamente nessa força avassaladora que é o amor, descrevendo-o na inocência e simplicidade na relação entre Tish e Fonny, mas também descrevendo-o na força motriz necessária para se lutar por aqueles que amamos. Até onde estamos dispostos a ir para provar a inocência de alguém que nos é querido quando sabemos que a probabilidade de também se ficar em perigo é grande? 

Todo este romance é grandioso. Existe uma sensação de vertigem enquanto vivemos o amor, o medo, o sofrimento e o êxtase – tudo isto cabe neste pequeno grande romance – de cada um dos personagens. A sensação de injustiça e a incredulidade de ser relembrada que estas situações ainda hoje em dia são recorrentes só são aplacadas pela mestria de Baldwin ao atirar-nos à cara um romance extremamente humano, brutal e enternecedor. 

Tendo menos de duas centenas de páginas, sinto que poderia falar aqui sobre muito do que li eternamente. Desde a cena no mercado em que tudo realmente começou entre Fonny e o polícia que o prendeu, à primeira visita na prisão, a irmã de Tish, o pai de Fonny, a união da família de Tish em contraste com a divisão na família de Fonny devido a uma cegueira religiosa, as descrições nas águas furtadas entre Fonny e Tish (quase poéticas), a coragem da mãe de Tish, o advogado que só para o final subiu na consideração… E depois aquele final. Ensurdecedor e mortalmente silencioso ao mesmo tempo. Ficará, sem dúvida, marcado como um dos romances do ano publicados em Portugal. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide