Foi uma agradável surpresa quando ouvir pela primeira vez os RLGNS através do tema “MeAtTheZoo”. São uma dupla lisboeta e manipulam sonoridades electrónicas e orgânicas que nos fazem mergulhar num universo algo sonhador e extremamente fresco. As samples usadas ajudam a criar uma espécie de eco que ajuda a dar forma à estética já por si bastante criativa. O EP Perceptions acaba por ser uma viagem em que a cada tema se exploram texturas diferentes, mas complementares. Penso que não será demais dizer-se que se sente uma espécie de sensibilidade em busca do equilíbrio entre a potencial agressividade electrónica e a subtileza dos sons orgânicos que aproximam as músicas às emoções do ouvinte. Este podia ser apenas mais um projecto de música electrónica, mas de ordinário tem pouco e de potencial tem muito. É fecharem os olhos e deixarem-se levar.
Os lisboetas RLGNS lançaram o EP intitulado “Perceptions” no dia 1 de Maio. Contemplando a percepção humana em contacto com a natureza, este EP vagueia numa estética mais clubbing em relação aos singles predecessores. Utilizando técnicas electroacústicas como o found sound e field recordings, a banda preocupa-se em estabelecer uma relação entre o orgânico e o digital, que se expressa em beats que tanto vão buscar ao exotismo de Bonobo como ao minimalismo de Jan Jelinek. O single que antecede este trabalho será lançado no dia 24 de Abril, e toma o título de “MeAtTheZoo”.
RLGNS é um duo lisboeta formado por Medley e Escumalha e que reúne ex-elementos dos Treehouses 2290. Já se conhecendo há algum tempo, sabiam que partilhavam várias influências musicais e que gostariam de criar um projecto diferente, juntando elementos de shoegaze, música ambiental e electrónica. RLGNS é no fundo uma tentativa de expressar diferentes estados de espírito em música e explorar território desconhecido.