Quem é que nunca reparou nos ciclos do universo? A formação das estações do ano, o evoluir da vida humana e animal, etc?
É difícil imaginarmos algo natural que não seja cíclico. Na Natureza temos as estações do ano em que, a Primavera representa o (re)nascer de toda a sua beleza, o Verão em que tudo já está maduro e o Sol está na sua força máxima, o Outono que começa a ficar mais frio e a natureza começa a sua morte lenta e finalmente o Inverno em que há recolhimento total e que representa a morte para um novo renascimento na Primavera.
Fui confusa? Então aqui vai um resumo: tudo no universo tem o seu ciclo: Nasce-se, cresce-se, amadurece-se, eventualmente acasala-se e por fim envelhece até morrer para voltar a renascer mais tarde. Pois bem, é assim que eu encaro tudo na vida incluindo a própria vida em si.
Também os celtas acreditavem que tudo era ciclico. A Roda do Ano vem então simbolizar o que isso significa. Para celebrar a roda do ano, os celtas celebravam 8 Sabbats (festivais). Estes Sabbats evoluiram a partir de várias tradições representam o ciclo anual da Deusa como Donzela, Mãe e Anciã, e o nascimento, casamento, maturação e morte do Deus. É de notar no que diz respeito à Deusa, que a maior referência é a Lua (e não há exemplo melhor para representar o ciclo da vida). Na fase crescente a Deusa representa a Donzela, na lua cheia representa a Mãe e está na sua força máxima, na fase decrescente representa a Anciã. Na Lua Nova dá-se o renascimento da Deusa. Já no que diz respeito ao Deus as estações do ano são o que melhor ilustram a fase do Deus (neste caso temos o Sol como referência). Inverno representa o nascimento, a Primavera o casamento com a Deusa, o Verão a maturação e o Outono a sua Morte.
Temos então os seguintes Sabbats e as suas datas:
- Samhain
31 de Outubro (Hemisfério Norte) e 30 de Abril (Hemisfério Sul).
-
Yule (Solstício de Inverno)
21 de Dezembro (Hemisfério Norte) e 21 de Junho (Hemisfério Sul).
- Imbolc
1º de Fevereiro (Hemisfério Norte) e 1º de Agosto (Hemisfério Sul).
-
Ostara (Equinócio da Primavera)
21 de Março (Hemisfério Norte) e 21 de Setembro (Hemisfério Sul).
- Beltane
30 de Maio (Hemisfério Norte) e 31 de Outubro (Hemisfério Sul).
- Litha (Solstício de Verão)
21 de Junho (Hemisfério Norte) e 21 de Dezembro (Hemisfério Sul).
- Lammas
1º de Agosto (Hemisfério Norte) e 2 de Fevereiro (Hemisfério Sul).
- Mabon (Equinócio de Outono)
21 de Setembro (Hemisfério Norte) e 21 de Março (Hemisfério Sul).
Para os Celtas, Samhain representava o fim de um ano e o início de um novo.
Tal como o Sol se põe para voltar a nascer, também a roda gira sem nunca parar. Mais tarde falarei de cada Sabbat em especial e darei enfâse ao seu significado.
Que a roda jamais pare de girar.
Autoria: Morrighan