Verónika Decide Morrer – Paulo Coelho

Verónika Decide Morrer
Paulo Coelho

Sinopse: O mais recente livro do autor de O Alquimista, o escritor de língua portuguesa mais vendido no mundo, traduzido em 80 línguas e publicado em mais de 100 países. « No dia 11 de Novembro de 1997, Veronika decidiu que havia – afinal! – chegado o momento de se matar.» É assim que começa o romance de Paulo Coelho. Veronika é uma jovem eslovena que decide suicidar-se, cansada que está da vida que leva. Salva no último instante, dá entrada num hospital psiquiátrico. Aí conhece Zedka, internada por depressão, transformada à custa do tratamento numa “mulher louca” e feliz; Mari, advogada que integra o grupo A Fraternidade, organizador de palestras sobre a meditação sufi, e parte para a Bósnia em missão humanitária em busca de aventura; Eduard, um jovem belo e rico que se faz passar por esquizofrénico; e o Dr. Igor, o psiquiatra do hospital. O autor, que esteve em Portugal para o lançamento do livro, revelou ele próprio ter estado internado num hospital psiquiátrico, experiência que lhe valeu para a escrita desta obra sobre a loucura. E também sobre o amor e a sabedoria, as relações com os outros, atravessada pelo esoterismo.

Opinião: A 11 de Novembro de 1997, Veronika prepara-se, aparentemente, para se deitar, como todas as noites. Mas desta vez, limpa o quarto, desliga o aquecimento, lava os dentes e recolhe-se debaixo dos lençóis com um objectivo em mente. Veronika decide morrer. Esta escolhe não deixa de surpreender, pois é jovem, tem um emprego razoável numa biblioteca e vive num pequeno apartamento alugado num convento de freiras, desfrutando o prazer da privacidade e de ter o seu próprio espaço. Ia a bares e discotecas, conheceu rapazes interessantes e acabou por sair com alguns. No entanto não é feliz. Há algo na sua vida que é um enorme vazio. Como não consegue preencher esse vazio, da mesa-de-cabeceira tira quatro caixas de comprimidos para dormir que vai tomando, comprimido a comprimido, até ao último da última caixa.
Até que dá conta que está viva num hospício famoso da Eslovénia – Villete. Quando acorda é-lhe diagnosticado um dano irreversivel no coração e que mesmo com a tentativa de suicídio falhado, ela estava condenada à morte.
À medida que pensa aproximar-se da morte, Verónika descobre novos prazeres e que a vida tem sempre algum sentido. Mas o tempo está contado. Uma semana foi o prazo máximo que lhe foi dado. Ela tinha decidido morrer, e agora não há como voltar atrás…
Através da sua interacção com as personagens descritas na sinopse, Verónika toma consciência de que a responsabilidade da vida que levava era dela e só dela.
Ao longo do livro vamos então vivendo as experiências e as razões de loucura de cada personagem.
Um livro intenso, em que a loucura é abordada de uma forma sincera e romântica que nos leva a devorar cada vez com mais fome, e a questionar vários pontos das nossas vidas.
Afinal quem é louco?
O povo que bebeu do poço da loucura ou o rei que não bebeu e tenta governar com as mesmas leis?
Um livro a não perder.
Das melhores obras de Paulo Coelho, e acreditem, já as li todas 🙂

Nota: 9/10

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

9 Comentários
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
branca de neve
branca de neve
14 anos atrás

Eu também adorei esse livro.
Já li muitos do Paulo Coelho e os que gostei mais foram este e Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei, este último não sei se gostei especialmente por ser o primeiro, mas o da Veronica é espectacular.

Morrighan
Morrighan
14 anos atrás

Olá!

Também gostei muito desse, mas admito que gosto muito dos primeiros também. Gostei muito de Brida, O Alquiista, A Bruxa de Portobello 🙂

Realmente a história de Verónika toca-nos de forma diferente pois aborda vários assuntos da vida humana que muitas vezes tendemos a ignorar.

Boas leituras **

Anónimo
Anónimo
14 anos atrás

9/10? Paulo Coelho? Quem diria.

Morrighan
Morrighan
14 anos atrás

Olá Anónimo,

É verdade, este livro merece um bom 9.

E Paulo Coelho não é mau. Tudo depende da maneira como encaras os livros dele 😉

Mira
Mira
13 anos atrás

Paulo Coelho li o Brida e Rio Piedra e adorei ambos. Li o Onze Minutos em versão compacta, mas tenho que voltar a ler (desta vez a versão "normal"). Tenho também A Bruxa de Portobello e O Zahir por ler.
Mas na minha opinião Paulo Coelho tem que ser lido no momento certo, senão corre-se o risco de não saborearmos o livro e de não captarmos tudo o que nos transmite.
Gosto da escrita do Paulo Coelho, da busca por algo cá dentro que cada livro transmite.

Morrighan
Morrighan
13 anos atrás

Eu tenho os livros todos do Paulo Coelho, e sim, é preciso aquele momento de inspiração e necessidade de os ler.

Mas todos têm algo de bastante bom 😉

Mira
Mira
13 anos atrás

Confesso que quando li os livros fiquei tipo em transe 😀
Não sei explicar porquê mas têm algo de mágico que mexe cá dentro.
Pelo menos comigo. 🙂

Carla
Carla
13 anos atrás

Eu adorei esse livro de Paulo Coelho e devo dizer que chegou a hora de reler Paulo Coelho.

Adorei o teu cantinho 😉

Boas Atmosferas;)

Morrighan
Morrighan
13 anos atrás

Olá Carlinha!

Muito obrigado pela tua visita 🙂 Já visitei o teu cantinho e também gostei.

Realmente há alturas em que sentimos que é altura de ler este ou aquele livro de Paulo Coelho. Acho que é por isso que gosto tanto de o ler nessas alturas. Não deve ser uma leitura forçada ou planeada. Acho que deve ser espontânea.

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide