Despertar – Crónicas Vampíricas I
L. J. Smith
Editora: Planeta Editora
Nº de Páginas: 271
Sinopse: Na Itália renascentista, os irmãos Stefan e Damon Salvatore enfrentam-se pelo amor de uma jovem. Séculos mais tarde, voltarão a fazê-lo por Elena Gilbert, uma das suas colegas do liceu, que desconhece a sua verdadeira identidade.
Stefan Salvatore, o novo aluno de Fell’s Church, arrasta com ele um passado misterioso, e também alguém que apenas deseja vingança, o seu irmão Damon: são mais do que irmãos de sangue e o seu ódio ultrapassa as barreiras do tempo… Agora procuram reproduzir um mortífero triângulo amoroso que tem no centro Elena, a jovem mais popular do liceu.
Sobre a autora: Lisa Jane Smith, cujas obras são uma combinação de género de paranormal, ficção científica, fantasia e romance, obteve o reconhecimento público com a série Crónicas Vampíricas, cujo primeiro volume é Despertar. Publicado nos anos de 1990 e convertido numa referência da literatura juvenil, retoma o clássico tema da luta entre Luz e Sombra, dos seus adorados C. S. Lewis e J.R.R. Tolkien.
Segundo palavras da autora, «queria escrever livros como os deles, onde o Bem enfrenta o Mal e vence. Queria ser Frodo, morto de medo em Mordor, consciente de que o Mal que enfrenta é muito maior e mais poderoso do que ele, e ainda assim é capaz de reunir a coragem necessária para tentar e chegar a ser um herói. Queria transmitir aos jovens que não devem renunciar à esperança».
Opinião: Nesta moda dos vampíros, é complicado encontrarmos um livro dentro do género que nos supreenda ou nos traga algo de novo.
Após a euforia do Crepúsculol da Stephanie Meyer, os vampiros foram um pouco descredibilizados: não sofrem com as exposição solar, têm super poderes e são super bonzinhos para além de se poderem apaixonar livremente por humanas! (Atenção, não estou a falar mal da saga, eu devorei completamente a saga! Apenas do ponto de vista da imagem única do vampiro, nada tem a ver com a de Bram Stoker.)
Neste livro conhecemos Elena, a rainha do liceu que tem tudo o que quer e conquista quem quer a seu belo prazer. Até ao dia em que Stefan Salvatore chega ao seu liceu. Quando tenta chamar a atenção do misterioso rapaz, este ignora-a completamente, chegando mesmo a afastá-la, o que afecta profundamente Elena.
Mas há algo mais. Algo que Stefan não deixa ninguém saber ou sequer imaginar.
Até ao dia em que Elena corre perigo de vida e Stefan salva-a criando ainda mais mistério à sua volta. Completamente apaixonados rendem-se às evidências.
Mas coisas estranhas têm acontecido em Fell’s Church. Algo malígno tem assombrado a localidade fazendo despertar o pior. E é aqui que conhecemos Damon.
Neste livro conhecemos dois lados opostos dos vampíros:
Stefan, que tenta alimentar-se apenas de animais e por isso é um vampíro fraco e
Damon, que graças ao alimento humano, tem os seus poderes bastante desenvolvidos sendo um ser bastante superior.
Aqui os vampíros são sensíveis à luz solar, a não ser que sejam portadores de uma pedra especial que faz com que não sejam queimados vivos.
Passando mesmo à minha opinião, adorei. A sério. Não há muitas mais palavras a não ser que a minha vontade é de ir à livraria mais próxima e comprar os outros 3. Andava à espera de ler o primeiro livro para ver a série e sem dúvida que verei.
É uma leitura viciante, excitante e queremos sempre mais. Quase tanto como a necessidade que os vampíros têm de sangue =P
Quero apenas lembrar aos mais distraídos que esta saga foi escrita há quase 20 anos e qualquer semelhança com o Crepúsculo, bem, saberemos quem copiou ou inspirou-se em quem, certo?
Para quem gosta de um bom romance vampírico (e eu sou viciada nestes livros,O Historiador, Drácula, o que for) aconselho vivamente a ler!
Nota: 9/10
Esse é a principal entre esta moda de vampiros e a anterior. Com Anne Rice não se tínhamos visões tão limitadas do que um vampiro pode ser. Coisa que a boa gente da White Wolf entendeu bem.
Mas enfim, na dark fantasy como em todos os géneros existe um tipologia de história que vende mais…
Ainda bem que gostaste Morrighan 😀 Eu agora também estou na fase em que só quero saber o que vai acontecer a seguir. E já comecei a ver a série…que é muito diferente dos livros, mas viciante. 😉
Olá! Vi que estiveste no meu blog – Voz de Celénia – onde deixaste um comentário. Já vi na minha caixa de correio, mas não tinha lá nenhum mail teu.
O meu mail é: noctis2006@sapo.pt
Até breve e obrigado pela visita!
Pedro Ventura
Olá Pedro,
Vê no spam.. Reenviei agora mesmo o mail =)
Obrigado pela visita!
Laelany, já tenho a série a sacar!!
Agora falta conseguir comprar os outros livros!
Beijinhos!!!