Para quem não sabe, o meu nick na internet e não só (Morrighan) tem razão de ser.
Morrighan é a minha deusa patrona. Nunca falei dela neste blog porque não consegui ainda reunir as palavras suficientes (não em número mas em qualidade e coerência) que a possam tão bem descreve-la.
“Morrighan, filha de Ernmas lutou ferozmente na batalha contra os Fomorians, que foram derrotados e levados para o mar.”
Deusa da guerra e do amor físico, Morrighan, em gaélico irlandês é Mhór Ríoghain, a Grande Rainha, é a patrona dos campos de batalha. Deusa triplíce da fertilidade, da guerra e da magia. Os mitos dizem-nos que ela é um membro dos Tuatha Dé Danann, além de amante do grande Dagda e de Lugh.
Uma das mais conhecidas histórias de Morrighan foi sua associação ao herói celta CuChulainn, nos mitos irlandeses do ciclo de Ulster, em “O Roubo do Gado de Regamna”. Cuchulainn encontra Morrighan dirigindo uma novilha no seu território, não reconhece a Deusa e dirige-lhe vários insultos. Enigmaticamente ela diz: “Eu aguardo a tua morte.”
Uma referência aos mitos arthurianos, na batalha final de Camelan, rei Arthur é retirado dos campos de guerra por Morgan Le Fay, fazendo uma alusão à Deusa Morrighan, onde é levado para Avalon para curar suas feridas.
“Eu sou a bruxa que fica abaixo da Lua.
Sou o rugido do Oceano.
Sou a Senhora da Soberania.
Sou a chuva nas folhas.
Sou as estrelas que brilham no Céu.
Sou a vidente da sorte.
Sou uma guerreira forte com a minha espada.
Sou a mãe cigana, cheia de leite.
Sou a mulher das coxas fortes.
Ensino os mistérios da cama.
Sou o prazer dos corpos que se unem.
Sou a bruxa que conhece a força do amor.
Sou Morrighan.
Sempre vivi.
Já fui tudo.”
Eu sabia da Deusa Morrighan!!!
Quando conheci o teu blog achei uma coincidência daquelas. Tinha acabado de (re)ler um daqueles livros sobre a mitologia em que falavam da deusa.:)
Bjoka*
Olá Jojo!!!
Como andas rapariga?!
Eheheh =) Pois é, esta Deusa foi a que me despertou para estes caminhos do paganismo. Estava a ser uma falta tremenda não falar nela. Mas isto não é nada. Tentarei nas férias, arranjar algo muito mais completo 🙂
Beijoca **
Olá! Tudo bem?
Primeiro que tudo, gostaria de agradecer pelo facto de teres começado a seguir o meu blog, espero que o seu conteúdo possa ser do teu agrado =)
Em segundo lugar, queria felicitar-te pela fantástica iniciativa de divulgar autores portugueses, em particular aqueles que, neste momento, estão a 'nascer' à nossa volta ^^ espero um dia tornar-me num desses autores portugueses =)
Beijos*
João Maurício (Johnny)
Olá de novo!
Eu estou óptima!!! Tenho andado um pouco adoentada mas nada que nada que não se resolva…porque é preciso muito para me deitar abaixo!!!
Comecei a ler o Nómada:), devias ter mandado um bilhete com o livro a dizer: Perigo Livro Viciante! Não o consigo largar!:p
Espero que esteja tudo bem aí
Bjoka*