Novidades Esfera do Caos – Abril 2010

A Vitória de Aljubarrota

Vinício de Sousa

Colecção: Strategikon (7)

Nº Páginas: 312

PVP: 19,90 euros

ISBN: 978-989-680-003-1

Sinopse: Em Aljubarrota, Portugal sublimou-se!

Muito se tem escrito e publicado sobre esta batalha decisiva. Com este livro, contudo, confrontamo-nos com uma visão simultaneamente compreensiva, que alguém já classificou como telescópica, e original, na medida em que o autor nos oferece: uma explicação detalhada do contexto político, social e militar em que a batalha ocorreu; uma análise perspicaz da psicologia e das motivações dos protagonistas; e finalmente, uma tese inovadora sobre o desenrolar da batalha e as razões da vitória portuguesa.

Sobre o Autor: Vinício de Sousa. Licenciado em Ciências Militares pela Academia Militar. Coronel do Exército (reformado). Licenciado em Ciências Sociais e Políticas pelo ISCSP. Mestre em Ciência Política pela Universidade Técnica de Lisboa. Doutorado em Teoria Política pela Universidade Nova de Lisboa. Publicou recentemente o livro No Labirinto do Minotauro: Ensaio sobre a Guerra e a Democracia (Esfera do Caos Editores, 2010).

A Cirurgia do Prazer – Contos Morais e Sexuais

Miguel Almeida

Colecção: Esfera Contemporânea (17)

Nº de Páginas: 192

PVP: 16,60 euros

ISBN: 978-989-680-004-8

Sinopse: A literatura com conteúdo sexual e erótico faz sentir, mas também pode fazer pensar!

Se a sexualidade e a moralidade, a realidade e a ficção, a descrição e a reflexão, forem exploradas em cada personagem, em cada atmosfera e em cada situação, o resultado pode ser uma viagem sensual, e ao mesmo tempo inspiradora, ao centro da comédia humana. Que dá gosto ler. E que nos convoca para a tarefa do entendimento.

Eis o desafio que Miguel Almeida assumiu com esta obra surpreendente: escrever sobre sexo, citando Nietzsche, interpelando António Quadros e discorrendo sobre o significado de um orgasmo mal comportado.

Diz-se que “em Portugal escrevemos pouco sobre sexo e nem sempre sai grande coisa”. E acrescenta-se: “Não é fácil encontrar na literatura portuguesa bons nacos de prosa ou passagens poéticas com conteúdo sexual, talvez porque as palavras do nosso português não ajudam”. Pois bem, este livro dá uma resposta estrondosa a estas lamentações. É um exemplo luminoso de boa literatura com conteúdo sexual e erótico ― usando a nossa língua: aquela que nos ensinaram na escola primária! Se os brasileiros conseguem, há portugueses que também lá chegam…

Sobre o Autor: Miguel Almeida. Nasceu em 1970, numa pequena aldeia do distrito de Viseu. Este é o segundo livro que publica, depois de Um Planeta Ameaçado: A ciência perante o colapso da biosfera (Esfera do Caos, 2006). É licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde também fez o mestrado em Filosofia da Natureza e do Ambiente. Vive na Costa da Caparica, com a mulher, Carla, e com o filho, Gabriel, na proximidade poética da família e do mar.

Atlas dos Anfíbios e Répteis de Portugal

Vários

Colecção: «Sem Colecção» (10)

Nº de Páginas: 256 (quadricomia)

PVP: 19,90 Euros

ISBN: 978-989-680-005-5

RIGOR CIENTÍFICO. GRAFISMO ATRAENTE. INFORMAÇÃO EXAUSTIVA.

UMA OBRA DE CONSULTA, MAS TAMBÉM UM GUIA DE CAMPO. UM LIVRO INOVADOR

Coordenadores: Armando Loureiro, Nuno Ferrand de Almeida, Miguel A. Carretero e Octávio S. Paulo

“Este Atlas de anfíbios e répteis combina, admiravelmente, a atenção rigorosa do cientista com o deleite estético de quem se deixa maravilhar pelas mais simples ou complexas manifestações da Natureza viva. Lançado no Ano Internacional da Biodiversidade, este livro ficará como um testemunho duradouro da mudança profunda que o respeito pela diversidade biológica exigirá à espécie humana: a consciência da nossa pertença como membros iguais, e não como déspotas tirânicos, no seio da comunidade de todas as criaturas existentes.”

Viriato Soromenho-Marques, Professor Catedrático da Universidade de Lisboa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2021 Reading Challenge

    2021 Reading Challenge
    Sofia has read 0 books toward her goal of 40 books.
    hide

    Categorias do Blog

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!