Entrevista a Milene Emídio, Escritora Portuguesa

Hoje apresento-vos uma escritora por quem tenho uma estima muito grande e posso chamar amiga 🙂
Milene Emídio é a autora do conto O Vestido a que já dei a minha opinião aqui no blog.
Conheçam então, um pouco sobre a Milene:

Sobre mim:

Milene Emídio, nascida a 21 de Dezembro de 1982, em Almada. Licenciada em Comunicação Social pela Escola Superior de Educação de Setúbal.

Descobri a veia literária ainda na adolescência tendo a minha primeira tentativa de criação surgido aos 16 anos de idade. No entanto, a experiência terminou no lixo, sendo que a história soava-me demasiado imatura. Continuei a escrever pequenos textos, mais como exercícios de texto livre do que tentativas de histórias coerentes. Foi só no primeiro ano do curso que apresentei um dos textos que tinha escrito para a cadeira de Linguística. O professor deu-me uma excelente nota e pediu-me a conclusão da história. Quatro anos mais tarde apresentei-lhe o conto completo numa outra cadeira – Oficina de Escrita. Foi então que o professor me sugeriu que tentasse o envio do texto para editoras, conselho que segui. O conto O Vestido foi publicado pela Corpos Editora em Julho de 2007.

Desde então tenho escrito esporadicamente. Infelizmente o tempo não é muito e a inspiração não tem sido uma companheira fiel. Continuei, contudo, a escrever pequenos textos em forma de exercício – algo que gosto de fazer com alguma frequência – brincar com associações de palavras, expressões e tamanho de texto torna-se um desafio interessante além de abrir novos caminhos para a obra em curso como para criar ideias para novos trabalhos.

Estilo e Ritmo de escrita:
Penso enquadrar-me no género fantástico. Basicamente nunca fui além de contos, até porque me considero impaciente e gosto de ver a resolução da história sem muitas voltas – em oposto ao que aprecio nas obras que leio, em que devoro as descrições e os floreados e, em alguns casos, chego mesmo a pensar que a história se precipitou rapidamente para o seu fim. Quando escrevo gosto de manter a história simples (com alguns floreados e segredos) e corrente. O ritmo é dependente de diversos factores: tempo livre, estado de espírito, inspiração, oportunidade. O Vestido levou quatro anos a ficar pronto, o segundo vai pelo mesmo caminho…

Influências:
Além da minha própria influência enquanto ser humano, da minha experiência de vida e das minhas pesquisas, Agatha Christie, Juliet Marillier, Nora Roberts e Anne Bishop são nomes que me têm influenciado desde cedo – actualmente serão muitos mais autores. História e mitologia e esoterismo assim como a religião também são influências sendo que as uso parcialmente como parte das histórias que escrevo.

Projectos Futuros:

Terminar o que comecei há três anos… a pedido de algumas famílias. Quiçá escrever um terceiro ou simplesmente começar um novo ciclo com novas personagens, história bem diferente, novos mistérios… É algo que me tem tentado bastante.

Obras publicadas:
O Vestido

Sinopse: Inês, uma jovem como tantas outras, viu-se ser transportada para uma época diferente, com costumes diferentes, e tudo isto devido a um capricho.

Nesta viagem conhece pessoas que fizeram parte da sua vida, vê-se também confrontada com uma religião diferente de tudo o que conhecia até então. Disposta a aprender tudo o que lhe ensinavam e a levar a cabo as tarefas que lhe eram dadas, descobre uma nova faceta de si mesma. Apaixona-se pelo bosque que a chama insistentemente, mas cedo descobre que o chamamento não advém só do bosque. Os segredos que povoam aquelas terras acabam por rodeá-la e Inês sente que terá de ser ela a fazer com que tudo se esclareça.

Mortes sucessivas na família e entre as pessoas que trabalham na herdade fazem-na descobrir que ela é a chave para a salvação para aquela terra. Não contava, porém, conhecer Diogo…

Links:
Blog da Autora
Facebook do Conto

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

4 Comentários
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Milene
Milene
13 anos atrás

Que foto enorme =S
lololol
Resta-me mesmo só agradecer a tua disponibilidade desde o início, o teu GRANDE apoio e, mais recentemente, mas não menos importante, a tua amizade =)

Morrighan
Morrighan
13 anos atrás

Vê lá se te animas um pouco *

Ana C. Nunes
Ana C. Nunes
13 anos atrás

É raro ver contos publicados, por isso louvo este livro e fiquei bastante curiosa quanto à história.
Mais uma vez, excelente divulgação.

NebachadnezzaR
NebachadnezzaR
13 anos atrás

Aproveito este post para dar os meus parabéns às duas senhoras.

À Sofia pelo apoio incrível que tem dado aos jovens autores, acho que tens feito um trabalho excepcional, e só espero conseguir publicar o meu textozinho (já estive mais longe 🙂 ) para também ter direito a uma foto enorme neste excelente blog =D

À Milene por gentilmente me ter cedido o conto que, apesar de ainda não ter lido tanto quanto gostaria, até agora estou a achar excepcional, pelo estilo da história e da escrita, e adorava no futuro por der a ler outras histórias. Continua, que do que vi tens um talento excepcional 😉

Beijinhos às duas,
Nuno Almeida

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide