Depois de ver uma entrada muito interessante da Estante de Livros, resolvi responder às perguntas que propuseram, à semelhança de muitos outros a blogs, sobre os meus hábitos de leitura.
Petiscas enquanto lês? Se sim, qual é o teu petisco favorito?
Hum.. Depende! Se for uma leitura que me está a entusiasmar imenso, nem consigo pensar noutra coisa qualquer, quanto mais comer =P
Quando estou a ler coisas da faculdade, aí sim, como imenso. Quase sempre cereais (Chocapic de preferência =P) ou outras coisas assim minúsculas que dê para ir petiscando.
Qual é a tua bebida preferida enquanto lês?
Sem dúvida nenhuma que um bom chá.
Costumas fazer anotações enquanto lês, ou a ideia de escrever em livros horroriza-te?
Escrever em livros nunca na vida em tempo algum. Se precisar de anotar seja o que for, pego numa folha qualquer e depois coloco-a dentro do livro. Mas sinceramente, acho que só precisei de o fazer uma vez e já nem me lembro porquê.
Como é que marcas o local onde ficaste na leitura? Um marcador de livros? Dobras o canto da página? Deixas o livro aberto?
Sempre um marcador. Quando não tenho um marcador, arranjo uma folha para colocar lá. Em último recurso, tento decorar a páginas, mas falho sempre miseravelmente nessa tarefa.
Ficção, não-ficção, ou ambos?
Ambos. Embora a ficção me permita sair deste mundo para navegar noutros, também gosto de ir lendo um ou outro de não ficção. Tem é de ser algo que atraia o meu interesse. Ultimamente, de não ficção, só li Os Filhos da Liberdade (Marc Levy) e tenho lido uns livros de paganismo.
És do tipo de pessoa que lê até ao final do capítulo, ou páras em qualquer sítio?
Tento sempre, sempre parar no final do capítulo. É-me mais fácil não perder o fio à meada se o fizer. No entanto, como leio, maioritariamente, no comboio, nem sempre é fácil fazê-lo. Só se a paragem em que eu saio, coincidir com o fim do capítulo!
És leitor para atirar um livro para o outro lado da sala ou para o chão quando o autor te irrita?
Um livro é sempre um livro e maltratá-lo, nunca. Posso maltratar psicologicamente quem o escreveu, mas coitado do livro, não tem culpa de ter sido impresso com a história daquele autor. E ainda mando uns impropérios para o ar.
Se te deparares com uma palavra desconhecida, páras e vais procurar o seu significado?
Nem por isso. Normalmente, nesses casos, avalio sempre consoante o contexto e lá vou acompanhando. Senão, por exemplo, no livro que estou a ler agora do João Barreiros, tinha que andar sempre com um dicionário atrás de mim 🙂 Desculpem-me mas não há pachorra para isso!
Joguem simples!
O que é que estás a ler actualmente?
Como já disse na pergunta anterior, estou a ler Se Acordar Antes de Morrer de João Barreiros e A Vingança do Lobo de Vitor Frazão.
Qual foi o último livro que compraste?
Não foi o, foram os! Podem ver aqui -> http://branmorrighan.blogspot.com/2010/05/aquisicosofertas-da-semana-feira-do.html
Lês só um livro de cada vez, ou consegues ler mais que um ao mesmo tempo?
Idealmente, leria só um, mas quando algum deles é mais denso, prefiro ter outro para quando me canso.
Tens um lugar/altura do dia preferido para ler?
Sinceramente, não. Gosto de ler a qualquer momento para descontrair.
Preferes livros incluídos em séries ou independentes?
Tanto me faz. As séries normalmente ficam bem caras ao bolso, mas também deixam-nos mais alertos e ansiosos.
Claro que gosto sempre de ler um bom livro independente. As sagas requerem mais de nós a longo prazo. Ao menos num livro independente gozamos tudo e não fica nada pendente.
Existe algum livro ou autor específico que estejas sempre a recomendar?
Marion Zimmer Bradley e Bram Stoker são os actores que acho que qualquer um pode ler.
Livro que esteja sempre a recomendar.. Hum.. Acho que depende do meu estado de espírito 🙂
Como é que organizas os teus livros?
Bem, enquanto tive espaço, tentei organizar por género e depois por editora. Agora eles já andam um bocado em cima uns dos outros e por isso não há muita organização… A minha estante é deveras pequena =
E pronto, é isto. Para mais pergunta sabem como contactar =P