Senhores da Noite by Carla Ribeiro
My rating: 7.5of 10 stars
Este foi o primeiro livro que li da escritora Carla Ribeiro. Depois de a entrevistar, tinha imensa curiosidade em ler um dos seus livros e lá se proporcionou ser este o primeiro.
Que saudades que eu tinha de imortais à antiga! Onde a frieza e a crueldade reinam, onde são egoístas e ao mesmo tempo vão conseguindo ter este ou aquele sentimento.
Senhores da Noite foi uma leitura breve, mas muito agradável.
O livro fala-nos de uma lenda em que, quando um vampiro mata outro, absorve o seu poder, e o vampiro mais forte torna-se o Senhor da Noite. Conhecemos Moranius, o imortal mais antigo de todos e conhecemos também Delatress, uma poderosíssima imortal. Ambos são extremamente belos e, um dia, quando decidem confrontar os seus poderes, a atracção física vence e acabam por unir poderes. Temporariamente… Nem tudo o que parece é…
Continuam então as lutas pelo poder do Senhor da Noite. Entretanto, a irmã de Delatress, também entra no enredo com a peça fundamental do jogo.
Quem será o/a Senhor/a da Noite?
Tenho que elogiar todo o percurso do livro. Com personagens imensamente vis, inteligentes, cruéis, mas com muita sensualidade, torna-se viciante virar cada página.
Como aspecto menos bom, tenho a apontar a repetição excessiva de algumas palavras em alguns parágrafos. Não que aconteça ao longo do livro todo, mas principalmente no início do livro, existem muitas repetições de vários termos como “brancura”, “negrura”, “imponente”, “oponente”, o que acaba por cansar um bocadinho a vista. Um pouco depois a meio do livro, também se nota o uso excessívo de virgulas e de outras duas palavras: “pois” e “contudo”.
São reparos que apenas visam a melhoria da autora, reparos construtivos e não destrutivos. Penso que deveria ter sido trabalho do revisor alertá-la destes pequenos pormenores que, não estando gramaticalmente errados, podem cansar um pouco a leitura. Mas como o revisor não o fez, aqui estamos nós para ajudar os nossos autores a melhorar.
Fazendo uma avaliação global do livro, gostei bastante da trama, fez-me realmente recordar aqueles romances vampíricos mais antigos que, com a inundação de vampiros bonzinhos e piedosos, quase foram esquecidos.
Parabéns Carla e continua a tua luta, com garra, neste mundo editorial tão pouco acessível a jovens.
Este já está aqui em casa… é o próximo na minha lista.
Gostei muito da tua critica, deu-me ainda mais vontade de o ler.
Um autora sempre a ter em conta!
Está na minha lista de compras 😉
Será para breve mesmo!
Beijos
Só estou à espera que ele chegue cá a casa para o ler.
Vou estar atenta às opiniões 🙂