Opinião: Senhores da Noite de Carla Ribeiro

Senhores da NoiteSenhores da Noite by Carla Ribeiro

My rating: 7.5of 10 stars
Este foi o primeiro livro que li da escritora Carla Ribeiro. Depois de a entrevistar, tinha imensa curiosidade em ler um dos seus livros e lá se proporcionou ser este o primeiro.

Que saudades que eu tinha de imortais à antiga! Onde a frieza e a crueldade reinam, onde são egoístas e ao mesmo tempo vão conseguindo ter este ou aquele sentimento.
Senhores da Noite foi uma leitura breve, mas muito agradável.

O livro fala-nos de uma lenda em que, quando um vampiro mata outro, absorve o seu poder, e o vampiro mais forte torna-se o Senhor da Noite. Conhecemos Moranius, o imortal mais antigo de todos e conhecemos também Delatress, uma poderosíssima imortal. Ambos são extremamente belos e, um dia, quando decidem confrontar os seus poderes, a atracção física vence e acabam por unir poderes. Temporariamente… Nem tudo o que parece é…
Continuam então as lutas pelo poder do Senhor da Noite. Entretanto, a irmã de Delatress, também entra no enredo com a peça fundamental do jogo.
Quem será o/a Senhor/a da Noite?

Tenho que elogiar todo o percurso do livro. Com personagens imensamente vis, inteligentes, cruéis, mas com muita sensualidade, torna-se viciante virar cada página.

Como aspecto menos bom, tenho a apontar a repetição excessiva de algumas palavras em alguns parágrafos. Não que aconteça ao longo do livro todo, mas principalmente no início do livro, existem muitas repetições de vários termos como “brancura”, “negrura”, “imponente”, “oponente”, o que acaba por cansar um bocadinho a vista. Um pouco depois a meio do livro, também se nota o uso excessívo de virgulas e de outras duas palavras: “pois” e “contudo”.
São reparos que apenas visam a melhoria da autora, reparos construtivos e não destrutivos. Penso que deveria ter sido trabalho do revisor alertá-la destes pequenos pormenores que, não estando gramaticalmente errados, podem cansar um pouco a leitura. Mas como o revisor não o fez, aqui estamos nós para ajudar os nossos autores a melhorar.

Fazendo uma avaliação global do livro, gostei bastante da trama, fez-me realmente recordar aqueles romances vampíricos mais antigos que, com a inundação de vampiros bonzinhos e piedosos, quase foram esquecidos.

Parabéns Carla e continua a tua luta, com garra, neste mundo editorial tão pouco acessível a jovens.

View all my reviews >>

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest
5 Comentários
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alice
Alice
10 anos atrás

Este já está aqui em casa… é o próximo na minha lista.
Gostei muito da tua critica, deu-me ainda mais vontade de o ler.

Morrighan
Morrighan
10 anos atrás

Um autora sempre a ter em conta!

Clube dos Livros
Clube dos Livros
10 anos atrás

Está na minha lista de compras 😉

Será para breve mesmo!

Beijos

Jojo
Jojo
10 anos atrás

Só estou à espera que ele chegue cá a casa para o ler.

Morrighan
Morrighan
10 anos atrás

Vou estar atenta às opiniões 🙂

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2021 Reading Challenge

    2021 Reading Challenge
    Sofia has read 0 books toward her goal of 40 books.
    hide

    Categorias do Blog

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!