Luca Antara
“Luca Antara é um livro para os amantes de livros, uma mistura graciosa de História, autobiografia e ficção.” – J.M. Coetzee (Nobel da Literatura 2003)
Martin Edmond, autor premiado e reconhecido internacionalmente escreve mais uma obra marcante: Luca Antara.
Navegando entre várias áreas, da História, Literatura à Geografia, Luca Antara é uma obra que apela aos amantes de livros, faz referência a vários símbolos e marcos nacionais incontornáveis, tais como, Fernando Pessoa, os Descobrimentos e Fátima.
Sinopse: Recém-chegado a Sidney, Martin Edmond, sem dinheiro e sentindo-se totalmente deslocado, sobrevive como taxista e, no seu tempo livre, vagueia por alfarrabistas em busca de livros sobre a história da Austrália.
Entre o submundo de Sydney, repleto de drogas, sexo e personagens bizarras, e os livros que consulta sôfregamente, Martin acaba por deparar-se com a extraordinária história de António da Nova, um nobre português do século XVII, que teve como missão encontrar a misteriosa Luca Antara – a actual Austrália.
As vidas de Martin e António da Nova cruzam-se na busca por este continente e a viagem leva o leitor do arquipélago das Marquesas a Paris da Comuna passando pelo Portugal de Pessoa e dos milagres de Fátima, a bordo dos navios dos primeiros portugueses a alcançarem o Norte da Austrália.
Sobre o autor:
Martin Edmond naceu em Oakhune, Nova Zelândia, em 1952.
Autor de não-ficção, poeta e argumentista, Martin Edmond, além de eleito Writing Fellow pela Universidade de Auckland, venceu vários prémios pelo seu trabalho, tais como o Jessie Mackay Award for Best First Book of Poetry, Melhor Biografia do Montana New Zealand Book Awards, ou Landfall Essay Competition Prize.