Opinião: Pela Sombra Morrerão de Carla Ribeiro

Pela Sombra Morrerão
Carla Ribeiro

Editora:Antagonista

Sinopse:Sherbourne é o último vampiro. É também uma sombra atormentada pelo passado e pela forma cruel como passou de humano influente a criatura das trevas.
Agora, a sua mente conserva uma única determinação: procurar vingança nos descendentes do ser que o transformou. E será, pois, desta forma que Elisa Northwood e a sua filha Christabel serão alvo da tenebrosa vontade do vampiro, caminhando na senda da vingança do imortal, à medida que ele próprio revive o seu passado.
Uma obra que recupera o vampiro como personagem histórico brutal e violento, quase despojado de quaisquer sentimentos e noções de humanidade.

Opinião: Perverso, pertubador, delicioso. Estas são os três sentimentos que ficam no nosso âmago após a leitura desta novela.

Tendo já lido Senhores da Noite, romance da mesma autora, a maldade entranhada nos vampiros não foi novidade. Novidade sim, foi o horror e a destruição implantada pela personagem principal. De forma estonteante, a autora quase consegue atingir-nos com o conteúdo extremamente perturbador, de uma maldade primitiva, egoísta que faz o coração bater mais depressa com a ansiedade do quão pior se pode tornar.

Chamem-lhe o que quiserem, mas esta faceta horrorífica dos vampiros é a que mais me atrai. Apesar de gostar de romance à mistura, é esta crueldade, esta perversidade nos seus actos, que marcaram a imagem do vampiro durante tantas decadas. E sem dúvida que Carla Ribeiro faz jus a essa maldade.
Foi um conto que deslizou demasiado rápido pelas minhas mãos. Fiquei a querer mais e mais.

A escrita está bastante simples, fluída, incessante. Volto apenas a notar um pequeno pormenor que já referi numa opinião anterior, a autora acaba por ter algumas “bengalas” de escrita ao repetir algumas/muitas vezes uma ou outra palavra. Mesmo assim, é algo menos frequente neste conto do que no seu romance Senhores da Noite.

Para amantes do horror/fantástico, aconselho sem restrições.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

5 Comentários
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Natural.Origin
Natural.Origin
13 anos atrás

Mordidelas aqui…
Ai…
🙂

Álvaro de Sousa Holstein
Álvaro de Sousa Holstein
13 anos atrás

Conto?

Morrighan
Morrighan
13 anos atrás

Para ser mais exacta, novela.

Fábio Ventura
Fábio Ventura
13 anos atrás

Eu adorei ler esta novela da Carla. Nunca tinha lido nada do género terror e acho que comecei da melhor forma. O que mais me cativou na história da Carla foi a forma como fugiu a convencionalismos de terror gráfico muitas vezes associado aos vampiros. Ela aposta mais no terror psicológico que funciona muito bem na construção e desenvolvimento das personagens. E acaba por mexer mais com as emoções do leitor. Adorei!

Morrighan
Morrighan
13 anos atrás

Eu fiquei bastante triste por ter acabado!

Sem dúvida que vou querer seguir a Carla cada vez mais de perto 🙂

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide