Vitalogy
Entre as superstições e as ditas “verdades científicas”
Um livro publicado em 1899 e que serviu de inspiração para os Pearl Jam. O nome do disco, o livrete e a capa do 3º álbum do grupo são inspirados neste livro que faz analogias entre as superstições e crenças e as verdades científicas na área da saúde que existiam em 1899.
A mensagem do livro levou a que o grupo deixasse para trás o nome que tinha escolhido para o álbum – Life – e desse ao seu 3º álbum o nome Vitalogy.
Normalmente um livro dá origem a um filme…Vitalogy é um exemplo de um livro que deu origem ao nome de um disco que fascina todos os fãs de Pearl Jam. Parece que o resultado é bom.
Sinopse
Inicialmente publicado em 1899, Vitalogy tornou-se num livro de referência sobre saúde, bem-estar, hábitos sociais e morais. Em 1930 tinha já vendido meio milhão de cópias e foi editada uma nova versão, com 1010 páginas. Continuou a vender-se até à chegada da Segunda Guerra Mundial e com o surgir de tratamentos médicos mais “modernos”.
Passados quase 100 anos da primeira publicação, em 1994, os Pearl Jam editam o seu terceiro álbum com o título Vitalogy. O próprio booklet do CD incluía fac-similes do livro.
Sobre o autor:
E. H. Ruddock
Frequentou a Royal College of Physicians.
Membro do Royal College of Surgeons em Glasgow, Escócia.
Chancela: Bertrand Editora
176 Páginas | PVP: 13,90€