Bel o Amor Para Além da Morte
Care Santos
Editora:Planeta
Nº de Páginas:360
Sobre o livro:Bel – O Amor para Além da Morte é um romance para várias faixas etárias sobre o feitiço do primeiro amor, sobre as intrincadas relações humanas, com personagens autênticas (ainda que nem todos estejam vivos) e reviravoltas imprevisíveis.
Bel, a jovem de 16 anos que acaba de chegar a casa depois de sofrer um grave acidente num parque de diversões, está confusa. A sua família e os seus amigos estão estranhos e ela não percebe porquê, ainda que esteja disposta a averiguá-lo e a suportar as consequências de descobrir que, afinal, está morta.
De outra forma, teria de desistir do amor da sua vida, Isma, e para ela isso está fora de questão. É por isso que se dedica a averiguar a causa da sua morte e as razões pelas quais o seu espírito continua ligado à vida terrena. Movida pela força do amor e o desejo de vingança, há, enquanto isso, música que não lhe sai da cabeça: I’ ll be ok.
Será que sim?
Opinião: Bel, O Amor Para Além foi um livro bastante ligeiro de se ler, embora tenha tido alguns altos e baixos em relação ao entusiasmo com que fui lendo.
O início é bastante marcante, pelo facto de que tudo parece bastante normal. A narradora conta o que a Bel vai fazendo como se fosse uma pessoa completamente normal e… viva. Até esta dar conta que não é. Aí, penso que a autora foi bastante bem sucedida, pois cria aquela curiosidade em nós para ver como é que Bel vai lidar com esse facto. Até mais ou menos um terço do livro, a narração é feita sempre através dos actos de Bel. Quando tal deixa de acontecer, parece que há uma quebra entre o leitor e a leitura. Penso que fica aquela ansiedade de querer saber o que Bel sente, como é que Bel age durante esse tempo sob a sua prespectiva.
Dada a idade da personagem principal e do seu leque de amigos, adolescentes, o livro acaba por abordar vários temas relacionados com esta faixa etária. Amanda, melhor amiga de Bel, é uma adolescente cuja educação e bons tratos foram negligenciados pelo seu pai e isso acaba por marcar bastante a sua personalidade e justificar alguns dos seus actos. Em relação aos sentimentos expressos pelas personagens, é típico da idade. O que se sente é sempre sentido ao expoente máximo e qualquer coisa que corra menos bem, é sinal de catástrofe.
Mas o tema central é mesmo a vida após a morte. O que acontece quando se morre? Porque ficam espíritos presos nesta vida? O que os faz tornar em poltergeists? E é a resposta a estas perguntas que vamos tendo ao longo do livro de forma bastante romanceada.
É um livro bastante leve, com uma escrita bastante simples, imensas referências a músicas que desempenham um papel fundamental na evolução da história, mas com um pouco de falta de mistério. Penso que é bastante óbvio desde início o que/quem é que foi a causa da morte de Bel e houve algumas partes a meio do livro, envolvendo feitiços e esconjuros que achei um pouco exageradas.
Gostei, mas podia ter sido melhor.
Gosto do facto de ser um livro para diferentes faixas etárias. Assim, não se prende nem muito ao infantilismo nem tem um carácter muito maduro. É bastante interessante a história e cativante, vou tentar ler 😉