Opinião: “A Conspiração dos Antepassados” de David Soares

A Conspiração dos Antepassados

David Soares

Editora: Saída de Emergência

Nº de Páginas: 400

Sinopse: Na tradição dos melhores thrillers, David Soares convida-nos a espreitar debaixo do véu e a vislumbrar a mais assustadora conspiração da História: um livro assinado por Francisco d’Ollanda, o maior artista português do Renascimento, é cobiçado por uma seita disposta a tudo para o obter. Que terrível segredo terá nas suas páginas para justificar tanto sangue?

Fernando Pessoa, o ilustre poeta português, é convidado por Aleister Crowley, o mágico inglês, a entrar numa aventura cheia de mistério, acção e suspense para descobrir esse segredo que, afinal, talvez tenha a ver com D. Sebastião, e a verdadeira razão porque os portugueses foram derrotados em Alcácer-Quibir.

Do exotismo da Tunísia às ruelas húmidas de Londres, das mandíbulas da Boca do Inferno ao coração da Quinta da Regaleira, A Conspiração dos Antepassados é uma viagem inesquecível. Misturando verdade, lenda e magia, David Soares apresenta-nos algo nunca visto na literatura portuguesa: um romance cuja meticulosa pesquisa vai agradar aos estudiosos de Fernando Pessoa, e cuja energia e emoção vai encantar os fãs de uma grande aventura.

Opinião: David Soares traz-nos neste romance uma perspectiva fundamentada por um estóico trabalho de investigação, ainda que com um toque subjectivo e pessoal, sobre a vida de duas personalidades e personagens que marcaram o século vinte: Fernando Pessoa e Aleister Crowley (diz-se cráuli!), fabricando no caldeirão da palavra um livro que se sabe envolver e desenvolver e que nos sabe entreter, pelo seu ritmo, pelos pormenores deliciosos e pela qualidade da escrita e da narrativa, na qual são misturados elementos mágicos, mitologia de vária índole (sempre com o Quinto-Império como ponto comum), lenda e factos históricos.

Deixando de parte o Prólogo, que dá o mote para o desenvolvimento e que só é compreendido numa fase avançada, nos dois primeiros capítulos o autor caracteriza primeiro Pessoa e depois Crowley, respectivamente. Entre fetiches macabros, onanismo, traumas maternais, rituais mágicos bastante anais, coprofagia e abusos físicos e psicológicos, somos levados numa viagem sensorial bastante intensa. Com uma escrita rica, diversificada e bastante descritiva (crua e sem eufemismos), são-nos mostradas as motivações e o íntimo de cada protagonista.

A partir do terceiro capítulo o livro embala definitivamente, ganhando um novo andamento com o encontro entre Pessoa e Crowley e o desenvolvimento da trama, que se baseia em interesses comuns entre os dois protagonistas e que tem a sua génese num… Horóscopo. 

A narrativa é bastante fluida, o conteúdo histórico é relevante e interessante (e aplicado em doses q.b.) e, no geral, o livro tem um ritmo bom, embora por vezes demasiado constante, que, no entanto, é compensado pelos vários one liners geniais, de um humor negro subtil e inteligente.

No geral, uma boa mensagem, da qual podemos desconfiar um pouco ao início, mas que nos compensa (e muito) com o virar de cada página. 8.5/10 (RS)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jojo
Jojo
13 anos atrás

Adoro a escrita de David Soares!
Este está na wislist. Depois ler o Evagelho do Enforcado apaixonei-me peloo estilo de Soares!

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide