Reino Unido reconhece Druidismo como religião

Rituais do culto em Stonehenge durante as celebrações do solstício de verão a 21 de junho deste ano

John D McHugh/AP

O culto defende a harmonia entre os seres humanos e a natureza

O druidismo, culto céltico que venera os espíritos da natureza, foi reconhecido como religião no Reino Unido, indicou hoje a Comissão das Organizações Caritativas britânicas.

A Druid Network, uma organização que reúne os adeptos do druidismo em todo o mundo, recebeu o estatuto de obra de beneficência, como organização religiosa, outorgado pela Comissão das Organizações Caritativas.

Na sua decisão, a comissão considera que o Druid Network foi criado com fins que têm em vista a promoção da religião e o interesse público, podendo assim beneficiar de um estatuto fiscal mais vantajoso.

O culto dos espíritos que surgem do mundo natural é uma atividade religiosa, comparável ao cristianismo ou ao islão, destacou a comissão, referindo que se trata de uma das mais antigas práticas espirituais que existem no Reino Unido.

Batalha durou mais de 5 anos

“Foi uma longa batalha que se prolongou por mais de cinco anos”, afirmou no seu ‘site’ a Druid Network, congratulando-se com o estatuto obtido.

Trata-se do primeiro culto pagão a ser reconhecido como religião no Reino Unido.

O druidismo defende a harmonia entre os seres humanos e a natureza e a sua qualificação como “religião” é contestada por alguns adeptos que preferem o termo “espiritualidade”.

O culto teve origem na Irlanda e no Reino Unido, mas expandiu-se através do mundo, contando hoje com alguns milhões de seguidores.

 

Notícia pelo jornal Expresso.pt

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2021 Reading Challenge

    2021 Reading Challenge
    Sofia has read 0 books toward her goal of 40 books.
    hide

    Categorias do Blog

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!