Rituais do culto em Stonehenge durante as celebrações do solstício de verão a 21 de junho deste ano John D McHugh/AP |
O culto defende a harmonia entre os seres humanos e a natureza.
O druidismo, culto céltico que venera os espíritos da natureza, foi reconhecido como religião no Reino Unido, indicou hoje a Comissão das Organizações Caritativas britânicas.
A Druid Network, uma organização que reúne os adeptos do druidismo em todo o mundo, recebeu o estatuto de obra de beneficência, como organização religiosa, outorgado pela Comissão das Organizações Caritativas.
Na sua decisão, a comissão considera que o Druid Network foi criado com fins que têm em vista a promoção da religião e o interesse público, podendo assim beneficiar de um estatuto fiscal mais vantajoso.
O culto dos espíritos que surgem do mundo natural é uma atividade religiosa, comparável ao cristianismo ou ao islão, destacou a comissão, referindo que se trata de uma das mais antigas práticas espirituais que existem no Reino Unido.
Batalha durou mais de 5 anos
“Foi uma longa batalha que se prolongou por mais de cinco anos”, afirmou no seu ‘site’ a Druid Network, congratulando-se com o estatuto obtido.
Trata-se do primeiro culto pagão a ser reconhecido como religião no Reino Unido.
O druidismo defende a harmonia entre os seres humanos e a natureza e a sua qualificação como “religião” é contestada por alguns adeptos que preferem o termo “espiritualidade”.
O culto teve origem na Irlanda e no Reino Unido, mas expandiu-se através do mundo, contando hoje com alguns milhões de seguidores.
Notícia pelo jornal Expresso.pt