Opinião: “Em Chamas” (Os Jogos de Fome #2) de Suzanne Collins

Em Chamas (Os Jogos de Fome #2)

Suzanne Collins

Editora: Presença

Colecção: Via Láctea

Nº de Páginas: 268

Sinopse: Pela primeira vez na história dos Jogos da Fome dois tributos conseguiram sair da arena com vida.

Mas o que para Katniss e Peeta não passou de uma estratégia desesperada para não terem de escolher entre matar ou morrer, para os espectadores de todos os distritos foi um acto de desafio ao poder opressivo do Capitólio.

Agora, Katniss e Peeta tornaram-se os rostos de uma rebelião que nunca esteve nos seus planos.

E o Capitólio não olhará a meios para se vingar… 

Opinião: Depois de um primeiro livro recheado de acção e de emoções fortes, o segundo em nada desiludiu conseguindo manter-me agarrada a ele desde a primeira à última página. E apesar da opinião vir com bastante atraso (por falta de tempo), ainda tenho bem vivas as chamas que esta narrativa provoca em nós.

Depois da loucura de Katniss para salvar o Peeta, que resultou em ambos saírem com vida da arena, mal ela conseguia imaginar as consequências que tal acto iria ter na sua vida e na das pessoas que ama. O Capitólio vai reprimindo toda e qualquer tipo de rebelião. Mas símbolos de mimo-gaios começam a aparecer em comida, vestuário e muito mais. Ao início, Katniss pensa que é por estarem solidários com ela, pela sua atitude no fim dos Jogos da Fome, mas à medida que vai interrogando as pessoas acerca disso descobre rapidamente que é bem mais que isso.

Um livro em que a acção é sempre constante, as surpresas não cessam e a ansiedade cresce com o virar das páginas. Uma história em que sobreviver é a palavra-chave. Num mundo onde a opressão é o objectivo, onde cada povoação tem que se comportar de certa maneira, a revolução parece ser o único meio de mudar isso. E é através de pequenos actos que as pessoas começam a fazer a diferença.

Katniss e Peeta, novamente personagens principais, conseguiram conquistar-nos ainda mais que no livro anterior. Dois símbolos de revolta, dois alvos a abater.

Jogos de Fome vem assim a afirmar-se como uma série de eleição que cativa e conquista os leitores logo no primeiro livro, mas que consegue ainda surpreender neste segundo. Só posso ansiar pelo terceiro.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mariana Malhão
Mariana Malhão
13 anos atrás

Estava ansiosa por esta crítica (a próxima que também aguardo tua é A Coroa dos Deuses.
Parece-me que tenho de apostar nesta série…
Conseguiste deixar-em muito curiosa.
Beijinhos e Bom Ano Novo!

Morrighan
Morrighan
13 anos atrás

Olá Mariana! Já sentia a tua falta por estas bandas 🙂
Para acabar A Coroa dos Deuses faltam meia dúzia de páginas. A ver se acabo hoje e até ao final do ano publico a opinião.

Beijinho e Feliz Ano Novo!

Vitor Frazão
Vitor Frazão
13 anos atrás

De facto é quase tão bom como o primeiro. Quase…

Foi interessante ver como a vida de Katniss e Peeta mudou ao tornarem-se vencedores e mesmo o triângulo amoroso (para os quais normalmente não tenho muita paciência) foi interessante. Tal como no primeiro gostei de algumas personagens secundária com o Haymitch, Finnick e Johanna, porém, comecei a perder a paciência com a estupidez de Katniss! Sim, ela é astuta, corajosa e boa lutadora, porém, demora imenso tempo a entender os esquemas.

As única grande falhas foi a competição propriamente dita que é muito mais fraca que a primeira.

Embora esteja ansioso para ler o terceiro (com um final daqueles quem não estaria…) desconfio que não gostarei tanto…

http://cronicasobscuras.blogspot.com/

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide