Leviatã
Scott Westerfeld
Sinopse: À beira da I Guerra Mundial, os países começam a preparar-se. Enquanto os austro-húngaros e os germânicos possuem máquinas de ferro a vapor munidas de armas (clankers), os darwinistas britânicos preparam as suas bestas resultantes do cruzamento de vários animais. O Leviatã é uma baleia-dirigível e o animal mais imponente que se pode ver nos céus da Europa.
Alek (Alekxander Ferdinand), príncipe do império Austro-Húngaro, está em fuga depois do seu próprio povo lhe ter virado as costas. Tudo o que tem é um marchador (uma máquina de guerra), com uma tripulação que lhe é leal.
Deryn (Deryn Sharp) é do povo, uma britânica disfarçada de rapaz que se alista na Força Aérea para lutar pela sua causa – enquanto tenta proteger o seu segredo a todo o custo.
No auge da guerra, os caminhos de Alek e Deryn acabam por se cruzar a bordo do Leviatã. São inimigos com tudo a perder, mas na verdade estão destinados a viver juntos uma aventura que vai mudar a vida de ambos para sempre.
Leviatã, a trilogia premiada do autor bestseller do New York Times , Scott Westerfeld, chega finalmente a Portugal. A obra estará à venda a partir de 21 de Julho ( 15,99€).
Escrito no género steampunk , Leviatã é um livro que vai levar os jovens leitores numa viagem a uma realidade alternativa, cada vez mais em voga. A obra recebeu os seguintes prémios e nomeações:
• ALA Best Books For Young Adults;
• ALA Notable Children’s Books;
• Bank Street Best Books of the Year – with Outstanding Merit;
• Kirkus Best Young Adult Book;
• Pacific Northwest Young Reader’s Choice Award Master List;
• School Library Journal Best Books of the Year.
O que é o steampunk?
As origens do steampunk remontam às obras pioneiras de ficção científica de Júlio Verne, H.G Wells, Mark Twain, Mary Shelley, entre outros. Cada um destes autores escreveu obras apresentando tecnologia avançada e ambientada no século XIX ou início do século XX. É um subgénero da ficção científica, ou ficção especulativa, que ganhou fulgor no final dos anos 1980. São obras cuja acção se passa num universo alternativo, anterior ao da história humana, no qual os paradigmas tecnológicos modernos aconteceram mais cedo do que na história real, alcançados com a ciência disponível na época, como computadores de madeira e aviões movidos a vapor. O steampunk mostra uma realidade espaço-temporal na qual a tecnologia mecânica a vapor teria evoluído até níveis impossíveis (ou improváveis) como automóveis, aviões e até mesmo robôts movidos a vapor. Trata-se de um estilo literário ao qual outros géneros foram beber inspiração, como o cinema, música, arte.