É hora de dizer adeus a 2011 e de receber 2012! Balanço

2011 foi um ano que passou completamente a correr. Foi daqueles anos em que se deu lugar uma série de acontecimentos imprevistos, umas quantas voltas de 180 graus e que me obrigou a um grande esforço para conseguir manter todas as minhas ‘frentes’ em campo.

Ser estudante, investigadora, jogadora de basquet em duas equipas e ainda manter um blog desta dimensão não é nada fácil. Por norma os meus dias começam de manhã cedo e acabam à noite bem tarde. Como tal, quando comecei a trabalhar no INESC-ID, no grupo KDBIO, sabia que provavelmente o blog ia sofrer um pouco com isso. No entanto, com algumas fases de altos e baixos, fui conseguindo actualizar o blog e mesmo de forma inesperada, o blog conseguiu crescer ainda mais. Penso que não estou a exagerar quando digo que este ano o blog obteve mais de 400/500 seguidores em relação ao ano passado. Somos mais de 900 e no Facebook somos quase 1700. Em termos de visitas já ultrapassámos as 150 000. Ok, não são números impressionantes, mas dado o percurso do blog, são números notáveis. Só posso agradecer a todos os leitores que se têm mantido fiéis e que tanto me vêm apoiando, quer através de comentários no blog, quer através de mails que vou recebendo de vez em quando.

Em termos de entrevistas o blog conta com mais 8 que o ano passado. Confesso que gostava de ter feito muitas mais, mas não é fácil ir descobrindo os autores todos que surgem e reparei que tem havido um boom de novos autores a publicarem por editoras mais pequenas… Vamos ver se isso é realmente benéfico e trás qualidade ou se temos apenas algumas editoras a quererem aproveitar-se de quem quer ver o seu trabalho publicado a todo o custo. Em 2012 quero ver se chego a mais autores, mas isso fica para outro post em que vou definir algumas metas que quero atingir.

Leituras… Este ano foi uma autêntica desgraça. Enquanto que em 2010 li mais de 80, este ano não cheguei aos 40. Se bem que se fosse contar com a quantidade de papelada científica que li, bem, talvez superasse esse número! Houve também um ‘refinamento’ em termos de parcerias editoriais e de contactos com o mundo literário. O pouco tempo que tive este ano para as leituras obrigou-me a fazer escolhas e, por isso, só posso agradecer às editoras que têm respeitado o meu ritmo e mesmo assim apostam no blog para as suas divulgações entre outros. E aqui o meu destaque vai sem dúvida para a Saída de Emergência. (Farei um post com editoras e livros de eleição, este vai ser mesmo só de balanço)

Em termos de eventos literários em que participei, 2011 também foi mais modesto. Ajudei na apresentação do Oblívio, sétimo e último livro de ‘As Crónicas de Allaryia’ do Filipe Faria na Feira do Livro de Lisboa 2011. Nesta Feira do Livro contei ainda com o enorme prazer de conhecer os autores Pedro Ventura, Luis Miguel Rocha e ainda o Martin S. Braun. Ainda revi o Rafael Loureiro, a Deana Barroqueiro e a Sandra Carvalho. Devo ter estado com muitos mais, mas com estes mantenho um mínimo contacto durante o ano e gostei de os ver.

Lembro-me de ter feito um pequeno balanço há cerca de dois meses que muito dizia sobre o estado do blog. Participações em revistas, este ano foi na Bang! 11, e recentemente fui convidada para ingressar no projecto Trëma. Também os projectos Nanozine e Vollüspa pediram a minha colaboração para a elaboração de uma opinião acerca dos mesmos.

Um acontecimento que muito me agradou este ano, foi a estreia do site da OBODem português. Finalmente o Druidismo começa a ser visto com outros olhos e houve bastantes avanços em termos de aceitação e até de divulgação nos vários meios de comunicação. Houve pelo menos uma entrevista na TSF ao Alexandre Gabriel e uma reportagem na RTP que tentaram perceber e ao mesmo tempo transmitir o estado do Druidismo nos dias de hoje. A OBODjá está a funcionar em Portugal e já conta com o curso de bardo para quem estiver interessado. É realmente algo que me deixa mesmo muito contente.

Em Sintra, também foram criados neste contexto os espaços Casa do Fauno e a loja/livraria Ishtar. Eu já lá fui e está pura e simplesmente mágico 🙂

Continuando com 2011.. Acho que não saía daqui hoje! Foi mesmo um ano em cheio. Nas poucas férias que tive aproveitei para me aventurar nos festivais de verão e no campismo! Fui a dois dias do Alive, ao Super Bock Super Rock e ainda ao festival Paredes de Coura (e o melhor disto tudo é que fui de borla a todos! Tirando a alimentação claro). Paredes de Coura foi o Paraíso. Eu andava numa fase muito complicada da minha vida e aquele contacto com Natureza pura fez-me um bem gigante. As margens do Taboão conseguem ser mágicas! Quem nunca foi, aconselho vivamente! E ainda este ano já ganhei um passe para Paredes de Coura 2012! Obrigada Facebook por permitires que hajam tantos passatempos!

E como este post já vais muito longo termino com alguma reflexão mais pessoal. Estou há cerca de 16 meses a trabalhar no KDBIO. Neste momento estou a desenvolver a minha tese de mestrado que consiste num projecto de sequenciação e montagem de transcritomas. Dado que sou de engenharia informática e nunca tive biologia na vida, nos últimos 4 meses tive de aprender sózinha tudo o que havia para aprender sobre o assunto. Calhamaços de Biologia Molecular, dezenas e dezenas de artigos de sequenciação de genomas e por fim enquadrar-me no problema do transcritoma. A 9 de Janeiro tenho que entregrar o meu Projecto de Dissertação que já conta com 26 páginas, mais de 2 são referências, e é com muito orgulho que olho para ele. O feedback recebido dos meus orientadores tem sido positivo e se quero seguir para Doutoramento, bem que preciso que isto corra bem. Mas claro que este projecto me está a sugar toda a espécie de energia que às vezes possa ter.

Outro lado da minha vida afectado pela falta de tempo, e até mesmo alguma falta de motivação, foi o basquet. Saí do Algueirão (que estava na Liga Feminina) e voltei para o União do Forte (2ª divisão). Andava a fazer 80km por dia para treinar. A sair de casa às 7h da manhã e a voltar sempre depois da meia-noite. Para além do mais estava a ser difícil integrar-me na forma de jogo delas e houve sempre uma máxima na minha cabeça ‘Não preciso que seja fácil. Preciso que valha a pena.’ Se há pessoa que não se deixa intimidar pelo difícil sou eu, mas quando não vale a pena, o melhor é deixar ir, por muito triste que fiquemos.

Termina assim mais um ano. Aposto que me esqueci de imensas coisas, mas também duvido que alguém tenha lido isto tudo até ao fim 🙂 !
Ainda quero fazer mais alguns posts hoje! Com tops de autores, livros e editoras deste ano 2011. Farei outro também mas com objectivos para 2012!
Obrigada a todos os que me têm apoiado e a este projecto. Que 2012 possa ser ainda melhor que 2011 e que tudo corra pelo melhor.

Sofia Teixeira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

8 Comentários
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jojo
Jojo
12 anos atrás

Eu li até ao fim, Sofia:P…
Essa tese de Mestrado vai rebentar com a escala! Parabéns pela tua coragem em agarrar a Biologia molecular pelos cornos. Eu conheço a peste! Bom ano novo Sofia!E que tudo te corra bem!

Morrighan
Morrighan
12 anos atrás

Deves ter sido a única Jojo! Eheheh
Obrigada minha querida! Tem sido precisa uma força de vontade Daquelas! Um grande beijinho e tudo de bom!

Anónimo
Anónimo
12 anos atrás

Nah! eu também li até ao fim… embora aquela parte do teu mestrado para mim seja chinês!
Por vezes os ias deveriam ter 48 horas!
Desejo-te um feliz ano e muito sucesso.
Um novo ano a começar e novas leituras para fazer e compartilhar. Nós cá estaremos.
Bom Ano.
Nuno Chaves

Morrighan
Morrighan
12 anos atrás

Nuno! Que bom ver-te por aqui 🙂
É verdade, o meu mestrado até para mim é chinês às vezes!
Muito obrigada pelo teu comentário e votos de um excelente ano!

Beijinho

Leto of the Crows - Carina Portugal
Leto of the Crows - Carina Portugal
12 anos atrás

Também li até ao fim e penso que mereces os nossos parabéns por todo o teu esforço. Quando for grande quero ser como tu… mas vou ficar minorca eternamente, enfim.

Bem, desejo-te um óptimo 2012 a entrar com o pé direito!

Beijinhos,
Carina

Morrighan
Morrighan
12 anos atrás

Obrigada Carina. E não digas uma coisa dessas. Já és muito grande!
Vai tudo melhorar 🙂
Um grande beijinho *

Elphaba
Elphaba
12 anos atrás

Que posso eu dizer? Este foi realmente um ano em grande para ti Sofia e mereces. Espero que 2012 seja ainda melhor e que concretizes todos os teus objectivos, força para isso não te falta! Beijinhos e Feliz Ano Novo!

Morrighan
Morrighan
12 anos atrás

Elphaba 🙂 Obrigada querida pelo teu comentário!
Eu deixei um no teu blog, mas sem querer fechei a janela e não reparei se já tinha realmente enviado. Se me puderes confirmar isso eu agradeço 🙂

Há-de ser um 2012 repleto de desafios em que nos vamos ter que superar. Mas vai correr bem!

Beijinho grande*

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide