Opinião: Nanozine #3

Opinião: A Nanozine é uma revista periódica que contém cinco contos, dois poemas e dois artigos. Recebi este terceiro volume para análise e a maior sensação com que fiquei foi que ainda tem muito por onde evoluir e melhorar, mas os primeiros passos já estão dados.

No editorial, de Alexandra Rolo e Adeselna Davies, nota-se que a equipa tem imensa vontade e motivação e que desejam dar oportunidade a todos aqueles que merecem algum tipo de divulgação, tentando descobrir novos autores.

Os contos foram escritos pela Ana Nunes, Miriam Fonseca, Adeselna Davies, Leanora R. Campbell e Adoa Coelho.

Em relação ao primeiro, achei que não trouxe nada de muito original. ‘Um Erro, Várias Culpas‘ retrata um jovem que finalmente sai de casa por não aguentar os maltratos do pai, mas passado pouco tempo a mãe morre e ele transforma-se num homem com os vícios do pai.

O segundo de Miriam Fonseca, é mais pessoal. ‘Memórias de mim, pintadas por ti‘ retrata principalmente o sentimento de saudade de alguém que já esteve presente, mas já não está. Está bastante sentimental, mas até gostei.

I Kissed Her Goodbye‘ é o conto que se segue por Adeselna Davies. É um conto lésbico em que uma das afirmações me fez rir imenso ‘Não sei se me fiz entender. Eu não sou lésbica. Simplesmente tenho uma paixão platónica com uma amiga de curso chamada Clara‘. Acho que o conto está bastante bom e que acaba por servir um pouco de posição contra a homofobia.

Depois vem Leanora Rose Campbell, pseudónimo de Leonor Ferrão, com o conto ‘Rapto‘. É um conto violento, em que a autora tentou colocar algum terror psicológico. Apesar de ter sido relativamente bem sucedida, achei que faltaram alguns elos de ligação para aceitar melhor os acontecimentos. Parece que acaba depressa demais com muito poucas explicações. Talvez fosse essa a intenção da autora.

Por fim Adoa Coelho apresenta-nos a parte 3 do conto ‘O Cálice da Vingança‘. Confesso que como não li as outras duas partes, caí aqui de para-quedas. Contudo achei a escrita bastante boa e refrescante, nada enfadonha e com um bom ritmo de acção.

Dos dois poemas, achei que o poema ‘O poeta nada ama‘ de Mariana Araújo bastante giro. Fez-me lembrar um pouco o psicológico de Fernando Pessoa e por isso não pude deixar de simpatizar. O poema ‘Noite‘ de Emanuel R. Marques é mais profundo, mais introspectivo, que transmite alguma tristeza e algum desespero, mas gostei bastante.

Quanto aos dois artigos, um é um ensaio e o outro uma recomendação: ‘Os melhores livros para serem lidos na praia‘. Bem, quanto a esta recomendação não tenho grande coisa a dizer porque cada um é que sabe do que gosta de ler 🙂 O ensaio, esse sim, surpreendeu-me bastante pela positiva. Com o título ‘”Dom Quixote” ou “A Apologia da Literatura Clássica”‘, o autor (ou autora) M.A. dá-nos a ver o seu ponto de vista sobre a literatura moderna e a forma displicente como tantas obras dentro do mesmo género são lançadas por puro interesse económico, e não cultural, das editoras fazendo com que tantas obras clássicas de grande qualidade sejam renegadas e esquecidas. Confesso que houve um ou outro ponto que achei um pouco extremista, mas no geral gostei bastante do percurso do texto e da forma como está organizado e as ideias expressas. Vale bastante a pena ler e reflectir sobre a temática.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vitor Frazão
Vitor Frazão
9 anos atrás

O facto de "Rapto" acabar depressa e sem explicações foi o que me levou a gostar dele.

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2021 Reading Challenge

    2021 Reading Challenge
    Sofia has read 0 books toward her goal of 40 books.
    hide