Opinião: ‘Batalha’ de David Soares

Batalha

David Soares

Editora: Saída de Emergência

Colecção: Bang!

Sinopse: Em Batalha, David Soares apresenta uma história em que os animais são protagonistas. Passado no início do século XV, Batalha é um romance sombrio, filosófico e comovente, que observa o fenómeno religioso do ponto de vista dos animais e especula sobre o que significa ser-se humano.

Batalha, a ratazana, procura por sentido, numa viagem arrojada que a levará até ao local de construção do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, o derradeiro projecto do mestre arquitecto Afonso Domingues. Entre o romance fantástico e a alegoria hermética, Batalha cruza, com sensibilidade e sofisticação, o encantamento das fábulas com o estilo negro do autor.

Opinião: Batalha é, sem dúvida, uma excelente obra literária. Provavelmente das melhores que já li. A minha estreia com David Soares foi através do seu livro de contos ‘Os ossos do arco-íris’, tornando Batalha no primeiro romance que leio do autor.

A obra começa em jeito de fábula, em que um casal de ratos encontra uma cria mal cheirosa abandonada. Decidem então adoptar este pequeno rato que mais parece cocó. Mas rapidamente Batalha, o pequeno rato mal cheiroso, dá conta que é diferente do resto da sua família. Cresce muito mais depressa, tem mais capacidades e muito cedo a lei do mais forte tem que ser aplicada, quando vê a sua família ameaçada por um conjunto de gatos. Quando ele prevalece, a família abandona-o com medo dele, mesmo depois deste os ter protegido.

O autor surpreende-nos com uma sensibilidade que, da minha parte, ainda não lhe era conhecida. Através de Batalha, vivemos os dilemas religiosos humanos, a procura por um sentido ou apenas a confirmação lógica de que o que existe é o que vemos e o que não vemos não é real. Estas duas sentenças marcaram bastante a obra:

“Até hoje, ainda não vi nada com o coração. O meu coração é cego.”

“Porque quando a morte chega, nós já não existimos. A morte não nos pode fazer mal nenhum.”

Porque afinal, o que é que é ver com o coração? Porque é que se tem tanto medo da morte? Batalha é sem dúvida o exemplo do que um ser racional, na sua irracionalidade, pensa sobre a vida e a religião. No entanto, até Batalha acaba por tentar encontrar algum significado para a sua existência e explora um mosteiro cheio de humanos. Lá, encontra o seu arquitecto, cego, sentado debaixo da cúpula, a cumprir a sua promessa de lá ficar três dias. O diálogo entre Batalha e Afonso Domingos é surpreendente, por vezes comovente, mas acaba de uma forma romanticamente trágica.

Oscilando entre uma sensibilidade comovente e uma crueldade aterradora, David Soares presenteou-nos com uma excelente obra, ao seu estilo gótico, com um vocabulário requintado (por vezes exageradamente requintado) e que nos enche as medidas. Gostei bastante e abriu-me o apetite para ler mais obras do autor.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

7 Comentários
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fiacha
Fiacha
12 anos atrás

Ois,

Depois de ler já tanta critica positiva ao livro, começa já a ser vergonhoso ainda não o ter comprado.

Parece-me que é unânime que este é o melhor livro do David 🙂

Unknown
Unknown
12 anos atrás

Deixaste-me muito curioso.
Parece-me muito interessante. 😉

Morrighan
Morrighan
12 anos atrás

Eu achei o livro muito bom. Acho que pode ser recomendado sem medo algum. Faço é a sugestão de terem um dicionário por perto :b

Unknown
Unknown
12 anos atrás

Estive a pesquisar e descobri mais dois títulos que me suscitaram o interesse:
"A Conspiração dos Antepassados" e "O Evangelho do Enforcado" embora o primeiro me soasse mais interessante.
Já leste algum?

Morrighan
Morrighan
12 anos atrás

Aqui no blog tenho a opinião desses dois livros, mas não feita por mim. Mas sim por um colaborador temporário que tive. No entanto penso que está para breve a leitura dessas duas obras 🙂

Unknown
Unknown
11 anos atrás

Olá… ainda não li o Batalha mas já li o Evangelho do Enforcado (adorei, claro) e fico feliz por mais alguém precisar de um dicionário ao lado enquanto se lê este livro…
Sabes que falei com o David Soares numa tertúlia (o fulano é fantástico) e disse-lhe precisamente que tinha precisado de um dicionário para ler o livro. Acho que ele recebeu isso como um elogio e ainda me respondeu que tinha a obrigação de escrever melhor que eu :). A sério a minha cópia do Evangelho está toda escrevinhada ….

Morrighan
Morrighan
11 anos atrás

Patrícia, já tive a oportunidade de conhecer o autor, entrevistá-lo e interagir com ele. É sem dúvida um grande escritor. Tenho o Evangelho aqui em casa. Hei-de lê-lo 🙂

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide