Diário de uma Pagã
Alexandra Rolo
Sinopse: Diário poético da vida de uma jovem que criada no seio de uma família católica se vê numa encruzilhada ao descobrir que tinha um coração pagão e não católico, como a sua família desejava.
Não é uma autobiografia, mas sim a vida de uma personagem e todos os poemas aqui contidos são da minha autoria.
É um livro leve e simples que acho adequado para jovens a partir dos 14/15 anos até aos jovens de 80 anos.
Opinião: Diário de uma Pagã é um pequeno livro de poesia, o primeiro que leio de Alexandra Rolo. Os primeiros poemas desde logo me surpreenderam e agradaram, acho que a autora teve bastante sensibilidade ao escrevê-los e são bem patentes e expressivos os sentimentos que a sua personagem principal pretende transmitir.
Ao longo do livro, vamos percorrendo as dúvidas, a angústia, o amor e a dúvida da personagem. Poema após poema, vamos oscilando entre momentos de gratidão e momentos de desespero. Houve alturas em que senti que a personagem se repetia, não trazendo muito de novo. E sendo o livro o diário de uma rapariga pagã, esperava que houvesse mais elementos da natureza ou dos deuses nos seus poemas. Não obstante, acho que a autora tem imenso jeito para a poesia e em breve conto ler o seu outro livro ‘Passagens’.