A Bulhosa de Entrecampos acolhe, esta quinta-feira, 16 de Fevereiro, às 18h30, mais uma sessão do ciclo de debates Grandes Escritores – Prémios Cervantes e Camões – uma iniciativa da Casa da América Latina, em colaboração com o Instituto de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa) e o Centro de Estudos Comparatistas (Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa). Esta sessão vai ser dedicada ao escritor brasileiro João Cabral de Melo Neto (1920-1999) e será orientada pela docente e investigadora Clara Rowland.
O escritor brasileiro João Cabral de Melo Neto (Recife, 1920 – Rio de Janeiro, 1999) foi um poeta e diplomata brasileiro. A sua obra poética, que vai de uma tendência surrealista até à poesia popular, embora caracterizada pelo rigor estético, com poemas avessos a confessionalismos e marcados pelo uso de rimas toantes, inaugurou uma nova forma de fazer poesia no Brasil. Recebeu o Prémio Camões em 1990.
Clara Rowland é Professora Auxiliar no Departamento de Literaturas Românicas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigadora do Centro de Estudos Comparatistas da mesma instituição. Desenvolve o seu trabalho nas áreas da Literatura Brasileira, da Literatura Comparada e dos Estudos Interartes. Coordena, no Centro de Estudos Comparatistas, o projecto de investigação «Falso Movimento – estudos sobre escrita e cinema». Publicou recentemente o livro A Forma do Meio: Livro e Narração na Obra de João Guimarães Rosa (UNICAMP).
O ciclo de debates Grandes Escritores – Prémios Cervantes e Camões aborda os três primeiros vencedores hispano-americanos do Prémio Cervantes e os três primeiros vencedores brasileiros do Prémio Camões. Cada conversa, sempre a uma quinta-feira, na Bulhosa de Entrecampos, será orientada por um académico convidado.
Segunda sessão de ciclo Grandes Escritores – Prémios Cervantes e Camões sobre Alejo Carpentier na Bulhosa de Entrecampos | quinta-feira | 16 de fevereiro | 18h30 | Campo Grande, 10-B | 217994190