Ciclo de Grandes Escritores – Prémios Cervantes e Camões na Bulhosa

A Bulhosa de Entrecampos acolhe, esta quinta-feira, 16 de Fevereiro, às 18h30, mais uma sessão do ciclo de debates Grandes Escritores – Prémios Cervantes e Camões – uma iniciativa da Casa da América Latina, em colaboração com o Instituto de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa) e o Centro de Estudos Comparatistas (Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa). Esta sessão vai ser dedicada ao escritor brasileiro João Cabral de Melo Neto (1920-1999) e será orientada pela docente e investigadora Clara Rowland.

O escritor brasileiro João Cabral de Melo Neto (Recife, 1920 – Rio de Janeiro, 1999) foi um poeta e diplomata brasileiro. A sua obra poética, que vai de uma tendência surrealista até à poesia popular, embora caracterizada pelo rigor estético, com poemas avessos a confessionalismos e marcados pelo uso de rimas toantes, inaugurou uma nova forma de fazer poesia no Brasil. Recebeu o Prémio Camões em 1990.

Clara Rowland é Professora Auxiliar no Departamento de Literaturas Românicas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigadora do Centro de Estudos Comparatistas da mesma instituição. Desenvolve o seu trabalho nas áreas da Literatura Brasileira, da Literatura Comparada e dos Estudos Interartes. Coordena, no Centro de Estudos Comparatistas, o projecto de investigação «Falso Movimento – estudos sobre escrita e cinema». Publicou recentemente o livro A Forma do Meio: Livro e Narração na Obra de João Guimarães Rosa (UNICAMP).

O ciclo de debates Grandes Escritores – Prémios Cervantes e Camões aborda os três primeiros vencedores hispano-americanos do Prémio Cervantes e os três primeiros vencedores brasileiros do Prémio Camões. Cada conversa, sempre a uma quinta-feira, na Bulhosa de Entrecampos, será orientada por um académico convidado.

Segunda sessão de ciclo Grandes Escritores – Prémios Cervantes e Camões sobre Alejo Carpentier na Bulhosa de Entrecampos | quinta-feira | 16 de fevereiro | 18h30 | Campo Grande, 10-B | 217994190

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide