Opinião: ‘Academia de Vampiros’ (Academia de Vampiros #1) de Richelle Mead

Academia de Vampiros (Academia de Vampiros #1)

Richelle Mead

Editora: Contraponto

Sinopse: Lissa Dragomir é uma princesa Moroi – um vampiro mortal com um laço inquebrável com a magia da Terra – e deve por isso ser protegida dos Strigoi, os vampiros mais ferozes e mais perigosos – os que nunca morrem. Rose Hathaway, a melhor amiga de Lissa, é uma Dhampir – nas suas veias corre uma poderosa mistura de sangue de ser humano e de vampiro. Rose tem como missão proteger Lissa dos Strigoi, que tentam por todos os meios tornar Lissa uma deles.

Após dois anos de uma liberdade proibida, Rose e Lissa são apanhadas e arrastadas de volta à Academia São Vladimir, escondida nas profundezas da floresta de Montana. Aí, Rose deverá continuar a sua educação de Dhampi, enquanto Lissa será educada para se tornar a rainha da elite Moroi. E ambas voltam a quebrar corações na Academia. No entanto, é dentro dos portões de ferro de São Vladimir que a segurança de Lissa e Rose está mais ameaçada. Os horríveis e sanguinários rituais dos Moroi, a sua natureza oculta e o seu fascínio pela noite criam um enigmático mundo repleto de complexidades sociais. Rose e Lissa vêem-se forçadas a deslizar por este perigoso mundo, resistindo à tentação de romances proibidos e nunca baixando a guarda, ou os Strigoi farão de Lissa um deles para a eternidade..

Opinião: Já tinha este livro ali na estante há algum tempo, mas nos últimos dias dava por mim a olhar para ele e a pensar que seria a próxima leitura. Um daqueles momentos em que não sabemos bem o que vamos ler a seguir, mas há um livro que se destaca, mesmo que não estejamos à espera. Academia de Vampiros foi esse livro e ainda bem!

Richelle Mead traz até nós um novo mundo vampírico diferente de todos os que já tinha lido (e acreditem, já li muitos). Temos dois tipos de vampiros, os Moroi (vampiros não mortos e que manipulam magia) e os Strigoi (vampiros mortos). Os Moroi alimentam-se de dadores e, como estão vivos, de alguns alimentos ‘normais’, os Strigoi alimentam-se das vítimas que matam para tal. Um Moroi torna-se Strigoi se matar propositadamente para se alimentar, tornando-se um ser que arrasta a destruição por onde passa.

Temos ainda os Dhampir, metade humanos metade vampiros, cujo objectivo é tornarem-se guardiães dos Moroi. Os Strigoi andam à caça de todos os Moroi e como são muito mais selvagens e mais fortes que os Moroi, é crucial que estes tenham sempre um ou mais guardiães.

Em termos de personagens, adorei a Rose, o Dimitri, o Mason e o Christian. A Lissa penso que ainda carece de algum maturidade enquanto personagem principal. A trama que a autora criou em redor destes personagens é muito atraente e puxa-nos para o seu mundo tornando a leitura um pouco compulsiva. Queremos sempre saber mais sobre o que vai acontecer a seguir.

Nos acontecimentos finais, achei a história um pouco previsível e talvez precipitada, no entanto a autora ao longo do livro compensa esse momento mais fraco. Penso que temos ali uma dupla que nos pode vir a proporcionar muitos bons momentos e sem dúvida que as personagens masculinas são o forte da autora. Gostei muito.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide