Curso: As Posturas Mágicas das Runas

AS POSTURAS MÁGICAS DAS RUNAS

Yoga Rúnico – o Corpo  como Celebração do Poder das Runas

(1ª Sessão)

com CRISTINA AGUIAR

24 Março, 15h-19h (Sábado)

Inscrições Limitadas: casadofauno@gmail.com

Já pensou em transformar o seu corpo num imenso receptor de forças celestes? Talvez lhe pareça algo impensável ou, então, um atributo apenas de alguém muito especial. O desafio que aqui vai descobrir dar-lhe-á uma perspectiva surpreendente e inovadora na utilização das Runas.

Estes símbolos, que ocultam uma das mais antigas tradições mágico-espirituais da Europa central e do Norte, servem de despertadores de uma forma de consciência espiritual que se julgava perdida do alcance do Homem. O desapego pelas culturas arcaicas, que nos aproximavam dos espíritos da natureza e das divindades que providenciavam a fertilidade e a fecundidade da terra, apenas colocou em suspenso uma sabedoria redescoberta nos inícios do século XX.

A meditação através do uso de posturas psicodinâmicas abre um novo horizonte de contacto com as entidades divinas que se “escondem” num simples símbolo e activam memórias subconscientes. O som e o seu significado, quando sentidos e experimentados numa sequência de posturas, transformam o corpo no melhor instrumento de captação de energias regeneradoras dos corpos subtis, ajudando a perceber bloqueios julgados ultrapassados ou ignorados.

Como vê, as Runas, afinal, valem muito mais do que a finalidade advinhatória a que foram reduzidas. Elas constituem, também, um veículo promotor do autodesenvolvimento. Um aspecto que enriquece um sistema complexo de fonemas, cujo valor linguístico aproximou os povos escandinavos e caracterizou o território da velha Germânia.

Recorrendo às Asanas do Ioga, o trabalhos dos alemães Frieddrich B. Marby, Sigfred Kummer e Karl Spiesberg conjugaram-se na criação de um método de meditação corporal assente nos sigilos rúnicos – Runenyoga – mais tarde designado por STADHGALDR. Para cada runa, uma postura, acentuada com um mantra. O corpo toma a forma da runa, concentrando a mente no seu significado, chamando para o exterior o som e trazendo à superfície a energia psíquica presente no som da fórmula sagrada ou da divindade que a rege, incorporando-a no corpo.

O conjunto de 24 Runas revelam, então, uma nova faceta, em função do impacto que cria na consciência de cada um. As experiências diferem de caso para caso, o que permitirá formar conceitos muito pessoais sobre o significado de cada um dos símbolos. Não só fortalecerá o corpo, estreitando uma relação íntima com as divindades, como também ganhará um sistema advinhatório pessoal sem interferência dos conceitos padronizados. No final das três etapas deste workshop, terá ainda a oportunidade de construir o seu próprio oráculo de Runas, para mais tarde consultar em qualquer momento particular da sua vida.

Divido em três sessões de quatro horas, o workshop seguirá ao ritmo e conhecimento de cada Aettir que compõe o baralho de 24 runas. Cada grupo/família de oito runas é pautado pela regência de Divindades que oferecem a sua energia à respectiva sessão.

Neste sentido, a primeira sessão, a ter lugar no dia 24 de Março, na Casa do Fauno, receberá as bênçãos de Freyja e Frey. Tratam-se de dois Deuses regentes da fertilidade e da prosperidade que ensinarão a melhorar a sua relação com o corpo e o meio-ambiente, promovendo a activação dos sete centros subtis (chacras) do corpo etérico.

Glossário:

Stadhgaldr – O corpo usado como símbolo rúnico.

Runa – Sigilo de origem nórdica usado com fins mágicos. Significa “Segredo” e “Mistério”.

Os objectivos da prática das posturas, em termos globais, são os seguintes:

1. Controle do corpo através da postura.

2. Controle dos pensamentos através do som – galdr.

3. Controle da respiração.

4. Controle das emoções.

5. Ficar atento às mensagens das runas que ressoam do nosso Ser e dos Mundos de Yggdrassil.

6. Controle da Vontade no sentido de a direccionar para um determinado objectivo.

Valor: 20 €

Inscrições: casadofauno@gmail.com

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide