Curso: FERNANDO PESSOA E O HERMETISMO
Esoterismo e Iniciação na Visão de Fernando Pessoa
com MANUEL J. GANDRA
31 Março, 15h-19h (Sábado)
Inscrições Limitadas: casadofauno@gmail.com
O que terão em comum Ibne Arabi, Moisés de Leão (redactor do Zohar), Marsilio Ficino, Francisco de Holanda, Gomes Freire de Andrade, Eliphas Levi, Helena Blavatsky, René Guénon, Rudolf Steiner, Aleister Crowley, Fernando Pessoa, Ezra Pound, Raúl Leal, António Maria Lisboa?
A seu modo, todos cultivaram uma postura espiritual, cujo impacto advém não de uma revelação original que, de facto, não existe, apesar de em certos casos formalmente enunciada, mas de uma comunhão de pressupostos aos quais, hoje, por extensão semântica, é moda chamar esotéricos. Ora, estes mais não constituem que a parte visível (exotérica) de um icebergue que mergulha profundamente num oceano, fonte e origem das diversas correntes e contracorrentes que banham os continentes da memória humana.
O oceano a que me reporto dá pelo nome de Hermetismo, Filosofia ou Tradição Hermética, designações consagradas para um corpo de textos, o Corpus Hermeticum, expondo doutrinas (de teor por vezes divergente) oriundas do Egipto (Menfis, Sais, Hermopolis e Tebas) e consignadas em tratados gregos elaborados durante os séculos II a III, os quais os neoplatónicos por as suporem reveladas pelo deus Thoth, atribuíram a Hermes, Trismegisto ou três vezes grande, qualificativo que só surge com o hermetismo filosófico, fazendo a sua aparição cerca de 237 d. C., numa inscrição votiva encontrada perto de Akhmîm.
Este curso foi concebido de molde a evidenciar como e quanto o Hermetismo moldou a vida e a obra do poeta da Mensagem, guiando os seus participantes na descoberta dos pressupostos esotéricos da heteronímia pessoana.
Valor: 20 €
Inscrições: casadofauno@gmail.com
Como chegar à Casa do Fauno?