Opinião: ‘Grita’ de Laurie Halse Anderson

Grita

Laurie Halse Anderson

Editora: ASA

Sinopse: “Desperdicei as últimas semanas de agosto a ver desenhos animados da treta. Não fui ao centro comercial, ao lago, à piscina, nem atendi chamadas. Entrei na escola secundária com o cabelo errado, a roupa errada, o feitio errado. E não tenho ninguém sentado a meu lado.”

Melinda Sordino é a pessoa mais odiada do Liceu de Merryweather. No final do verão chamou a polícia, acabando com uma festa e colocando em sarilhos alguns dos finalistas mais populares da escola. Mas Melinda tem um segredo que guarda bem fundo, dentro de si, e que não pode contar a ninguém. Mas Melinda está a ser corroída pelo que aconteceu, e o mundo de reclusão que construiu para si ameaça ruir a qualquer momento.

Opinião: Grita é daqueles livros que quando lemos, por muito tempo que passe, nunca nos esquecemos da história que nos conta. É impossível ficar-lhe indiferente. Por muito tempo que passe, será sempre algo real, actual e que, talvez por isso, se devesse tornar numa leitura obrigatória.

Melinda é uma jovem adolescente tão normal como tantas outras até ao dia em que decide ir a uma festa de fim de ano; festa essa que acaba mal. Após uns momentos de terror, ela vê-se obrigada a chamar a polícia, estragando assim a festa aos seus amigos. Ou pelo menos é assim que eles vêem a situação. Como Melinda, ainda completamente apavorada, não justifica o porquê de ter chamado as forças policiais, rapidamente se torna num alvo de puro gozo e humilhação.

Após o período de férias e chegado o início de um novo ano escolar, toda a gente a olha de lado, todos a desprezam e tratam com desdém. Ninguém imagina o terrível segredo que ela carrega consigo sobre aquela noite. No entanto, apesar de o leitor mais atento facilmente descobrir o que realmente se passou, só nas últimas páginas é que tal nos é desvendado na primeira pessoa.

Quando um adolescente sorridente, bem disposto, bom aluno e sociável se transforma em alguém silencioso, anti-social, tímido ou até mesmo negligente consigo mesmo, nem sempre é sujeito a uma avaliação mais minuciosa de quem o rodeia, mas é simplesmente etiquetado como alguém a viver a fase do armário.  Para além de estar muito bem escrita, Grita é uma obra que merece reflexão. Nem sempre os pais conhecem os seus filhos, nem os professores conseguem lidar bem ou mostrar interesse por quem, seja por que motivo for, se manifesta diferente do que é comum e banal.

A escrita de Laurie Halse Anderson é muito intensa e a autora consegue chegar ao leitor de forma bastante eficaz. É fácil sentir empatia pela personagem principal, apesar de por vezes termos vontade de a abanar e de a obrigar a falar e a desvendar tudo de uma vez por todas. Sem dúvida que vou ficar de olho na autora. Gostei Muito.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Liℓiαnα☆
Liℓiαnα☆
9 anos atrás

Excelente opinião…
Este é um dos melhores livros que já li na vida… <3

Morrighan
Morrighan
9 anos atrás

Muito obrigada 🙂 É, sem dúvida, um livro muito bom.

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide