[Paganismo] A Influência da Lua

Tradicionalmente, a Lua é o astro que difunde dentro da esfera da terra, com os seus ciclos de crescendo e decrescendo de luz e seu percurso mensal, o zodíaco, as forças etéricas necessárias para que os processos de vida e morte se possam processar em acordo com os ritmos cósmicos. Durante um mês, a lua promove as forças etéricas ao nível microcósmico repetindo o que o Sol faz durante um ano ao nível macrocósmico. Esta difusão de luz não se refere à luz do sol, que é o seu suporte físico, mas sobretudo à Lvx, isto é, ao princípio vital universal que percorre o universo e que alguns autores denominam energia Od. A Lua está à entrada da órbita terrestre como um guardião, ora dentro dela, como na fase de lua nova, ora fora dela na fase cheia. Os antigos representavam a qualidade da força lunar ao longo do mês por um animal ou uma imagem talismânica, tal como faziam os egípcios sob a imagem do deus Toth ou os grimórios medievais. Para que possamos guiar-nos ao longo do ciclo mensal nas nossas obras humanas temos de conhecer o ciclo tradicional lunar, porém é de realçar que ele se deve conjugar com as descobertas de Rudolf Steiner sob o ciclo da lua.

A partir da Lua Nova até ao Quarto Crescente a influêmcia lunar favorece a nossa saúde e vitalidade, trazendo entusiasmo e poder para concluir os nossos projectos. O que empreendermos em acordo com esta fase, se ela estiver numa fase de ascenção por signo, traz uma influência positiva às nossas obras. Em termos mágicos é propício para desenvolver os ritos de evocação. Governada pelo Fogo dos Sábios.

Do Quarto Crescente à Lua Cheia a influência lunar favorece a expressão emocional do ser humano, sobretudo o amor e a sensualidade, gerando uma maior capacidade de sintonia intuitiva com os outros e as coisas e a sua compreensão natural. Em termos mágicos é propício para intensificar os ritos de amor e a adivinhação. Governada pela Água dos Sábios.

Da Lua Cheia ao Quarto Minguante a influência lunar favorece a nossa inteligência. A tendência de descensão lunar cria a necessidade de distanciação da influência advinda do meio para que tenhamos a serenidade para pensar, raciocinar. Bom para ter sucesso nos exames, convencer e ensinar. Em termos mágicos é propício para desenvolver os rituais de invocação e a oração, assim como a visualização espiritual. Governada pelo Ar dos Sábios.

Do Quarto Minguante à Lua Nova a influência lunar favorece tudo o que é material e a acumulação de riqueza. Nesta fase receberemos uma boa parte do que investimos na fase crescente governada pelo Fogo dos Sábios sob a forma de bens materiais e a consecução de eventos. Em termos mágicos é propício para intensificar os rituais de exorcismo e a comunhão com os Idos.

Os três últimos dias da velha lunação, isto é, antes da Lua Nova, são nefastos para qualquer trabalho mágico a não ser a evocação dos Ancestrais e dos Idos. Em contraponto, os três dias de lunação da Lua Cheia são excelentes para qualquer trabalho mágico. A posição por signo de cada lua define o grau de vibração e sintonia adequada para o fluxo positivo ou nefasto das obras mágicas.

Gilberto Lascariz em Mandrágora – O Almanaque Pagão 2009 “Usos e Costumes Mágicos da Lusitânia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide