Viva. Hoje trago um caso um pouco diferente. Duas editoras distintas, optam pelo mesmo formato de capa apesar de os autores serem diferentes e os livros não estarem minimamente relacionados. Tipo de letra igual, disposição de título, autor, citação e imagen iguais… Só muda o lugar onde está o símbolo da editora… Os Homens que Odeiam as Mulheres de Stieg Larson foi editado pela Oceanos em 2008 e O Homem que Sonhava ser Hitler de Tiago Rebelo foi editado pela ASA em 2010. Comentários?
Olá!
Reparei nisso quando os vi também.
Acho que há um aproveitamente consciente de parte das editoras de aproveitas visuais gráficos de capas que tiveram sucesso especialmente para lançar autores nacionais.
Não acho muito mau, apesar de também não achar muito transparente. Acredito que leve na boa o leitor mais incauto.
Eu pessoalmente, que leio muito e de qualidade, curiosamente olho muito para as capas dos livros e realmente a capa e o título do livro do autor português (que eu ja li e está interessante) tornam-se muito apelativos =)
Mas o apelativo é algo meio subjetivo:
O meu apelativo é ediçoes tinta da china ou assirio e alvim;
Não considero nada apelativo aqueles livros mais lights de romances soft para férias. Ou antes percebo o que têm de apelativo, e têm um conjunto de símbolos que me faz perceber que não é para mim.
Desculpa o post enorme. Espero ter sido clara.
Já me tinha apercebido, já!
Espiral,
Muito obrigada pelo teu comentário.
Esta capa do Tiago Rebelo, surgiu aquando da sua mudança para a ASA, já que anteriormente encontava-se a ser editado por outra Editora. Talvez tenha sido uma tentativa de relançar o autor no nosso mercado literário. Tanto que as outras capas do autor nada têm a haver com estas.
Beijinhos
Eu até agora até pensava que eram da mesma editora, tais eram as semelhanças…
É mesmo uma questão de Marketing, ainda não li esse livro do Tiago Rebelo, mas as críticas que tenho lido, não abonam muito a seu favor.
Quanto aos livros do Stieg Larsson, só agora que toda a gente leu é que eu decidi pegar neles, para já estou a gostar bastante.
Eu só li um livro do Tiago Rebelo e ainda não li nada do Stieg Larson, para muita pena minha.
Apesar de ser uma questão de marketing, não sei se resultou muito bem porque não voltaram a adoptar aquele formato para os livros dele…
Obrigada pelos vossos comentários 🙂
Olá! Só agora me apercebi que os livros são de diferentes autores e editoras. Nunca tinha reparado nisso. As capas são tão semelhantes que eu achava que eram do mesmo autor.
Brijinhos*