[Sobre Livros] Ler livros com acção e sexo gasta o dobro das calorias!

Esta notícia já remonta a Junho de 2007, mas não deixa de ser bastante curiosa. Principalmente quando nos deparamos com a quantidade massiva de romances sensuais recheados de acção que têm invadido o mercado literário. Ora leiam.

Uma pesquisa realizada na Grã-Bretanha reforçou o antigo princípio da “mente sã, corpo são”, ao descobrir que a leitura de um livro recheado de acção e sexo gasta duas vezes mais calorias que ficar parado.

A pesquisa, encomendada pela cadeia de livrarias britânica Borders, comparou as calorias necessárias para se ler diferentes tipos de livros. O resultado foi uma lista das obras que mais ajudam a emagrecer.

Parado, o corpo humano gasta uma caloria por minuto. Mas os cientistas descobriram que livros de aventura, sexo e ação podem até dobrar essa taxa.

A razão, segundo eles, é que as tramas rocambolescas levam o corpo a produzir mais adrenalina, hormona que reduz o apetite e queima calorias.

“A ciência é clara”, disse uma porta-voz da Borders, Caroline Mileham. “E se a ideia colar, temos de considerar uma secção dedicada aos livros que queimam calorias!”

Lista

Com base nos resultados, os cientistas elaboraram uma lista de livros que mais ajudam a emagrecer.

O topo da lista é ocupado pelo thriller Polo, da escritora britânica Jilly Cooper.

A leitura completa das quase 800 páginas de sexo e escândalos gasta o equivalente a 1,1 mil calorias ou uma refeição completa de Big Mac.

O também volumoso Código da Vinci, de Dan Brown, ficou em segundo na lista.

A trama que enfureceu a Igreja Católica ao especular sobre a existência de um segredo guardado a sete chaves pela alta hierarquia da Cúria consome 885 calorias para ser lida, disseram os cientistas.

Mas leitores menos ambiciosos poderiam ler o O Código Da Vinci por duas horas e degustar uma barra de chocolate – já que teriam gasto 210 calorias na empreitada, segundo a representante da Borders.

“Os livros ‘dietéticos’ funcionam da mesma maneira que tomar café aumenta o nível de adrenalina. “Mas ler uma grande trama não tem os efeitos negativos da cafeína”, acrescentou Mileham.

A lista inclui ainda clássicos do suspense, como O Iluminado, de Stephen King, e O Exorcista, de William Peter Blatty. Dose de leitura com muita acção!! Ler até emagrece.

OS DEZ MAIS ‘DIETÉTICOS’

Polo (em inglês), Jilly Cooper – 1,1 mil

O Código da Vinci, Dan Brown – 885

O Iluminado, Stephen King – 745

O Júri, John Grisham – 772

Bravo Two Zero (em inglês), Andy McNab – 605

O Dia do Chacal, Frederick Forsyth – 604

O Exorcista, William Peter Blatty – 465

Dirty Blonde (em inglês), Courtney Love – 444

Orgulho e Preconceito, Jane Austen – 443

O Caso dos Dez Negrinhos, Agatha Christie – 327

Fonte: Livraria Borders && BBC

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vitor Frazão
Vitor Frazão
11 anos atrás

Tirando os valores, que não podem ser lineares pois cada pessoa, mediante peso, massa muscular e idade, tem um consumo calórico diferente, faz sentido. Já se sabia que ler consome mais energia do que ficar parado, quanto mais emocionante for a leitura melhor.

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide