[Sobre Livros] Ler livros com acção e sexo gasta o dobro das calorias!

Esta notícia já remonta a Junho de 2007, mas não deixa de ser bastante curiosa. Principalmente quando nos deparamos com a quantidade massiva de romances sensuais recheados de acção que têm invadido o mercado literário. Ora leiam.

Uma pesquisa realizada na Grã-Bretanha reforçou o antigo princípio da “mente sã, corpo são”, ao descobrir que a leitura de um livro recheado de acção e sexo gasta duas vezes mais calorias que ficar parado.

A pesquisa, encomendada pela cadeia de livrarias britânica Borders, comparou as calorias necessárias para se ler diferentes tipos de livros. O resultado foi uma lista das obras que mais ajudam a emagrecer.

Parado, o corpo humano gasta uma caloria por minuto. Mas os cientistas descobriram que livros de aventura, sexo e ação podem até dobrar essa taxa.

A razão, segundo eles, é que as tramas rocambolescas levam o corpo a produzir mais adrenalina, hormona que reduz o apetite e queima calorias.

“A ciência é clara”, disse uma porta-voz da Borders, Caroline Mileham. “E se a ideia colar, temos de considerar uma secção dedicada aos livros que queimam calorias!”

Lista

Com base nos resultados, os cientistas elaboraram uma lista de livros que mais ajudam a emagrecer.

O topo da lista é ocupado pelo thriller Polo, da escritora britânica Jilly Cooper.

A leitura completa das quase 800 páginas de sexo e escândalos gasta o equivalente a 1,1 mil calorias ou uma refeição completa de Big Mac.

O também volumoso Código da Vinci, de Dan Brown, ficou em segundo na lista.

A trama que enfureceu a Igreja Católica ao especular sobre a existência de um segredo guardado a sete chaves pela alta hierarquia da Cúria consome 885 calorias para ser lida, disseram os cientistas.

Mas leitores menos ambiciosos poderiam ler o O Código Da Vinci por duas horas e degustar uma barra de chocolate – já que teriam gasto 210 calorias na empreitada, segundo a representante da Borders.

“Os livros ‘dietéticos’ funcionam da mesma maneira que tomar café aumenta o nível de adrenalina. “Mas ler uma grande trama não tem os efeitos negativos da cafeína”, acrescentou Mileham.

A lista inclui ainda clássicos do suspense, como O Iluminado, de Stephen King, e O Exorcista, de William Peter Blatty. Dose de leitura com muita acção!! Ler até emagrece.

OS DEZ MAIS ‘DIETÉTICOS’

Polo (em inglês), Jilly Cooper – 1,1 mil

O Código da Vinci, Dan Brown – 885

O Iluminado, Stephen King – 745

O Júri, John Grisham – 772

Bravo Two Zero (em inglês), Andy McNab – 605

O Dia do Chacal, Frederick Forsyth – 604

O Exorcista, William Peter Blatty – 465

Dirty Blonde (em inglês), Courtney Love – 444

Orgulho e Preconceito, Jane Austen – 443

O Caso dos Dez Negrinhos, Agatha Christie – 327

Fonte: Livraria Borders && BBC

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vitor Frazão
Vitor Frazão
8 anos atrás

Tirando os valores, que não podem ser lineares pois cada pessoa, mediante peso, massa muscular e idade, tem um consumo calórico diferente, faz sentido. Já se sabia que ler consome mais energia do que ficar parado, quanto mais emocionante for a leitura melhor.

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2021 Reading Challenge

    2021 Reading Challenge
    Sofia has read 0 books toward her goal of 40 books.
    hide

    Categorias do Blog

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!