DOWNLOAD GRATUITO – DAGON # 3 – NOVEMBRO 2012

DAGON # 3 – NOVEMBRO 2012 – DOWNLOAD GRATUITO

Depois de publicar a Dagon # 2, em Outubro de 2012, com contos fantásticos de um dos meus autores favoritos, Adam-Troy Castro, e de uma das pessoas ligadas à ficção especulativa portuguesa que mais admiro, Ricardo Loureiro, bem como com um artigo histórico de um dos melhores autores de ficção científica de todos os tempos, Stanislaw Lem, sabia que não seria tarefa fácil alcançar o mesmo nível de qualidade nas páginas da Dagon # 3. Mas, devo confessar, o desafio era muito aliciante.

Foi esse desafio que me levou a escolher um conto que fez as delícias de milhares de fãs de ficção especulativa espalhados pelo Mundo, “26 Macacos e também o Abismo”, conto vencedor do World Fantasy Award em 2009 e finalista nos prémios Hugo e Nebula em 2008. Este conto escrito pela incontornável Kij Johnson, que ganhou também os prémios Hugo em 2010 e 2012, e Nebula em 2009, 2010 e 2012, leva-nos a conhecer Aimee, que depois de comprar, por um dólar, um número de circo com 26 Macacos, tenta descobrir como desaparecem 26 macacos de dentro de uma banheira suspensa 3 metros no ar, e para onde irão estes macacos depois de desaparecerem…

A escolha do segundo conto acabou por recair em “Interplanetas”, da autoria de um autor com quem já tinha tido a oportunidade de trabalhar e o prazer de publicar no # 1 da fanzine Fénix, Valter Marques. Devo confessar que aprecio bastante os contos do Valter pelo seu humor subtil e pelas situações insólitas que os seus personagens têm de enfrentar. Não hesitem em embarcar nesta estranha viagem a bordo da “composição ferroviária InterPlanetas, com destino à Grande Nebulosa de Fartolon”.

Notarão os leitores certamente que esta é a primeira vez que um número da Dagon é publicado sem um artigo. Este facto deve-se a uma opção editorial: devido à periodicidade de publicação mensal, acabei por decidir publicar um bom artigo a cada dois números, conseguindo assim mais tempo para escolher melhores artigos e mais tempo para o trabalho editorial associado a essa escolha.

Uma nota para a excelente ilustração de capa da autoria de Tomasz Maronski, ilustrador que já viu os seus trabalhos fazerem a capa de revistas como a Asimov’s e a Clarkesworld e dos livros de Brian Aldiss e Robert Silverberg.

Este é mais um número que me enche de orgulho e satisfação e que é fruto do trabalho de muitas pessoas, às quais deixo o meu agradecimento sincero.

Espero que este # 3 da Dagon seja mais um sucesso junto de vós, leitores, que são a verdadeira razão para a existência da Dagon!

Roberto Bilro Mendes

29 de Novembro de 2012

Esta não é a melhor revista do Fantástico nacional, esta não é a única revista do fantástico nacional, aqui não vão encontrar auto promoções encapotadas, nada do que aqui podem ler é o “melhor do mundo”, não encontrarão nestas páginas desenhos maravilhosos e tintas mirabolantes. É “apenas” literatura, escrita e traduzida com muito amor ao género e editada por pura carolice. Esta é apenas a vossa “Dagon”! Se assim deixar de ser, o projecto não poderá mais existir…

FONTE: http://correiodofantastico.wordpress.com/2012/11/29/2718/

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2021 Reading Challenge

    2021 Reading Challenge
    Sofia has read 0 books toward her goal of 40 books.
    hide